Quem quer a Volvo?

A Ford esta com problemas em livrar-se da Volvo. Apesar da crise financeira, inicialmente apareceram vários interessados mas parece que só um se chegou à frente - os chineses da Geely. Estes já assinaram uma carta de intenções e estão agora a acertar detalhes como a transferência de tecnologia e possíveis despedimentos. Como parte do acordo a Geely deve investir até 10 mil milhões de euros na Volvo e o primeiro modelo desenhado (e construído) sob orientação chinesa deverá ser o próximo XC90 que deve surgir em 2011 - tenham medo, tenham muito medo!


A venda da Volvo esteve em risco, mas a promessa do governo Sueco em investir em 550 milhões de euros ajudou. E os chineses devem ganhar imenso no tema da segurança (algo em que estão ainda na era da pedra lascada) e ganham uma grande rede de vendedores e oficinas na Europa e Estados Unidos.

Para finalizar, a Ford pagou (em 1999) pela Volvo cerca de 6,45 mil milhões de dólares - esta a vende-la por 2,4 mil milhões de euros!

2 comentários:

  • Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
    pollicino says:
    9 de setembro de 2009 às 16:33

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

  • anarquista_duval says:
    9 de setembro de 2009 às 22:14

    A Geely é uma marca com ambições mundiais e pa conseguirem vender carros na Europa e EUA precisa de ter carros decentes. A malta da Volvo tem o conhecimento necessário, e é só aproveitar as plataformas existentes, tanto mais que o novo XC 90 n deve ser muito diferente deste a nível mecânico, se não for igual.

    Assim, já n é preciso lançar cópias dos Volvo na China.

    E não esquecer que a Jaguar tb é indiana...