Resumo das politiquices na FIA

Como os leitores podem ter vindo a acompanhar, a FOTA (Associação de Construtores de Fórmula 1) saturou com as imposições que a FIA tem vindo a fazer de forma a generalizar mais a F1, estes últimos dias têm sido bastante activos, e como tal vou tentar resumir a novela dos últimos dias.



As imposições que a FIA pretende implementar tem como objectivo a redução de custos associados ao desenvolvimento dos monolugares, ideal que vai de encontro ás pretensões da FOTA, que pretende manter a F1 como ex-líbris do que melhor se faz na engenharia de desporto motorizado de alta competição. Sendo o patamar máximo, obviamente que isso acarreta custos, custos que não estão à mão de cada um.
A FIA está tentando diminuir estes custos correndo o risco de cada vez mais a fronteira entre a GP2 e a Formula 1 ficar mais ténue.
Já a FOTA vem como resolução da crise económica a contenção de despesas que não coloquem em causa o desporto elitista que a F1 é e a melhor distribuição da riqueza gerada pela Fórmula 1, algo que o Mosley e o Ecclestone não vêem com bons olhos, fala-se que cerca de 60% da riqueza gerada pela Fórmula 1 fica na mãos desses dois senhores que mais não fazem que andar a passear o fatinho no Paddock.



O limite para as inscrições terminavam no dia 19 de Junho, colocando as equipas sobre pressão, para que estas cedessem nas suas reivindicações. Estas últimas não cederam nas suas reivindicações, ameaçando inclusive criar uma série fora da esfera da FIA. Entretanto houve ameaças de processos em tribunal, lavar de roupa suja nos meios de comunicação e essas coisas todas associado a peixeiradas (não querendo falar mal das peixeiras que são senhoras de muito respeito).

Depois de isso tudo sempre sem a FOTA não ceder nas suas pretensões a FIA cedeu nos seus pontos levando a que as equipas se inscrevessem a 24 de Junho.

Agora que a FOTA já colocou a caneta no papel, a FIA na pessoa de Max Mosley já voltou a terreiro a criticar tudo e todos e a peixeirada está de volta.

Entretanto seguem os inscritos para a época de 2010 de Fórmula 1.

Scuderia Ferrari Marlboro / Ferrari
Vodafone McLaren Mercedes / Mercedes-Benz
BMW Sauber F1 Team / BMW
Renault F1 Team / Renault
Panasonic Toyota Racing / Toyota
Scuderia Toro Rosso / TBA
Red Bull Racing / TBA
AT&T Williams / Toyota
Force India F1 Team / Mercedes-Benz
Brawn GP Formula One Team / TBA
Campos Meta Team / Cosworth
Manor Grand Prix / Cosworth
Team US F1 / Cosworth

Quer me parecer que nos próximos 3 anos o campeonato de Fórmula 1 vai se manter na égide da FIA, mas quando terminar em 2012 o pacto da concórdia, assinado por todas as equipas dando total poder à FIA e à empresa de Bernie Ecclestone que detêm os direitos comerciais da F1, não correndo as equipas da FOTA o risco de ser processada por estratosféricas quantias de dinheiro, a FOTA formará o seu grupo de trabalho e criará o seu campeonato.

0 comentários: