Peugeot consquistou dobradinha nas 24h de Le Mans

A Peugeot conseguiu conquistar, 16 anos após ter vencido com o 905, mais uma vitória em Sarthe, nas 24H de Le Mans, desta vez com com Peugeot 908 HDI-FAP.

O Peugeot 908 HDI conseguiu bater o Audi R15 TDI e os dois lugares mais altos do podium pertenceram à equipa da Peugeot, ocupados por David Brabham/Marc Gene/Alexander Wurz e Sebastien Bourdais/Franck Montagny/Stephane Sarrazin, em 1º e 2º lugar respectivamente.
A Audi perdeu a fabulosa serie de cinco vitorias consecutivas na lendária prova de resistência e o melhor lugar da marca dos anéis foi ocupado pela equipa constituída por Tom Kristensen/ Dindo Capello/Allan McNish, que consiguiu acabar no 3º posto.
Destaque também para a Aston Martin que conseguiu um excelente 4º lugar (Jan Charouz/Tomas Enge/Stefan Muecke) no ano de estreia, apesar de os outros dois carros (Nº 008 e 009) terem sofrido bastantes problemas.

Na categoria LMP2 a vitória coube à Porsche com o RS Spyder da equipa Team Essex pilotado por Casper Elgaard/Kristian Poulsen/Emmanuel Collard e apenas um problema com o carro pilotado por Sascha Maassen/Seiji Ara/Keisuke Kunimoto, da equipa NAVI Team GOH levou ao abandono da equipa, o que não permitiu conquistar a dobradinha.

Quanto à categoria LMGT1 a vitória foi para Johny Connell/Jan Magnussen/Antonio Garcia ao volante de um Corvette C6.R, beneficiando da ausência da Aston Martin nesta categoria.

Na categoria LMGT2, vitória foi para o Ferrari F430 GT, pilotado por Jaime Melo/Pierre Kaffer/Mika Salo, da Risi Competizione.

Quanto aos portugueses pode dizer-se que não tiveram muita sorte, visto que o Oreca AIM de Tiago Monteiro teve problemas após um acidente de Bruno Senna e foi obrigado a desistir, Pedro Lamy também padeceu de um atraso de 10 min ao ter que mudar o eixo dianteiro, apesar de ter caido para fora do top 10 conseguiu um brilhante 6º lugar. Jão Barbosa terminou em 8º e teve a pretação mais regular de todos os portugueses.

Classificação Final:
1º Peugeot 908 HDi-FAP - David Brabham/Marc Gene/Alexander Wurz, 5.206 Km e 382 voltas
2º Peugeot 908 HDi-FAP - Sebastien Bourdais/Franck Montagny/Stephane Sarrazin, 381 voltas
3º Audi R15 TDI - Tom Kristensen/Dindo Capello/Allan McNish, 376 voltas
4º Lola-Aston Martin LMP1 - Jan Charouz/Tomas Enge/Stefan Muecke, 373 voltas
5º Courage-Oreca LC70 AIM - Nicolas Lapierre/Olivier Panis/Soheil Ayari, 370 voltas
6º Peugeot 908 HDi-FAP - Nicolas Minassian/Pedro Lamy/Christian Klien, 369 voltas
7º Audi R10 - Narain Karthikeyan/Charles Zwolsman/Andre Lotterer, 369 voltas
8º Pescarolo LMP1 Judd - Bruce Jouanny/Christophe Tinseau/João Barbosa, 368 voltas
9º Audi R10 - Christijan Albers/Christian Bakkerud/Giorgio Mondini, 360 voltas
10º Porsche RS Spyder - Casper Elgaard/Kristian Poulsen/Emmanuel Collard, 357 voltas

Vejam esta partida espectacular:


A consultar: lemans.org

0 comentários: