Mercedes evita confronto com a FIA

A Mercedes, para já, não pretende anunciar que não se inscreverá no Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 2010, o atitude a que não será estranha o recente historia de penalizações da McLaren Mercedes.


Nos últimos dias a Toyota, a Red Bull (Toro Rosso por arrasto), a Ferrari e a Renault anunciaram que abandonarão a categoria máxima do desporto automóvel, caso Max Mosley mantenha o seu plano de introduzir um tecto orçamental a que as equipas poderão aderir. No entanto, a Mercedes, que detém a maioria das acções da McLaren, mantém uma postura menos agressiva, tendo Norbert Haug sublinhado que o construtor germânico anseia encontrar uma forma de contornar o diferendo entre a FOTA e a FIA. “Todas as equipas acordaram que não pode existir uma Fórmula 1 com dois regulamentos. Queremos encontrar uma solução comum para esta situação e pensamos que a poderemos alcançar. Faremos tudo para contribuir”, afirmou o director desportivo do construtor germânico.

A este low profile da Mercedes não será estranho o recente historial de penalizações da McLaren, tendo sido o caso mais recente a A mentira de Melbourne, evitando assim entrar novamente em confronto com a FIA.

Até ao momento apenas a Williams se mostrou disponível para se manter na F1 com os actuais regulamentos previstos para a próxima época.

In Sportmotores

Partindo do presuposto que a McLaren não ficará com o regulamento a manter-se assim, das sete equipas que já fizeram saber a sua opinião acerca do regulamento da próxima época, apenas uma se mostrou disponível para continuar e seis bateram o pé. Parece que o bluff do Mosley saiu furado, tendo agora que se retratar e consequentemente fragilizar bastante o seu poder de decisão em favor da FOTA, associação de equipas de F1.

2 comentários:

  • Turbo-lento says:
    14 de maio de 2009 às 11:47

    E a não mudar de posição, algumas equipas terão a desculpa para terminar a sua participação sem terem que admitir não terem dinheiro - nomeadamente a Renault que para o ano deve perder o principal patrocinador

  • Desalinhado says:
    14 de maio de 2009 às 12:54

    Eu acredito que a FIA volta atrás. Creio que mantendo este modelo, apenas com alguns melhoramentos para potenciar a redução de custos, teremos um grande campeonato de F1.
    A F1 está bastante mais atractiva e logo torna se mais fácil explicar o investimento por parte dos grandes grupos automóveis.