Investimento seguro

O problema com a industria automóvel é que com a crise mundial ninguém esta a comprar carros. O que os construtores precisam de fazer é pegar no dinheiro que têm e investi-lo em algo que dê mais lucro que vender carros.

E acho que encontrei um - pirataria.
Não estou a falar deste senhor, que mete a mão nos nossos bolsos sempre que lhe apetece.

Nem deste senhor...uma vez que é apenas uma personagem de cinema.

Estou a falar dos Piratas da Somália, o corno de África. Claro que todos devemos condenar a pirataria, mas se calhar estamos a ser precipitados.
Os piratas não são propriamente sanguinários - mantêm os prisioneiros bem alimentados e saudáveis para que possam exigir resgates. E quem estão eles a prejudicar? Pelo que li, as principais vitimas são o principal segurador naval, a Lloyds e a pandilha da OPEC...quem quer saber deles?!
Até acredito que a pirataria seja a paga do que os países "civilizados" têm feito à Somália. Como este pais não tem qualquer tipo de governo, os países como a Espanha (falando em piratas), França e Tailândia limparam completamente todas as reservas de peixe da costa. Mais recentemente, países europeus têm descarregado lixo tóxico ao largo da costa da Somália. Estavam mesmo à espera que eles ficassem passivamente a levar com tudo isto e não reagissem? Soa a justiça poética.
Dai que será possível investir nos piratas? Tive algumas aulas de finanças (se bem que copiei no exame) e dá para ver que o investimento inicial é pequeno - talvez 2 a 3.000 euros para um barco de casco aberto, um motor de 200 cavalos, algumas armas (que não devem faltar naqueles lados) e umas t-shirts. Se tudo correr bem, pode-se conseguir um resgate de 10 milhões de dólares - a relação risco/recompensa é favorável. E se não me engano, não se paga impostos naquela zona.
E se estão com duvidas, levem em consideração que a pirataria tem uma grande componente social - existe um grupo central de 10 piratas que lançam a operação, que depois recrutam outros 30/40 piratas para tomarem conta da presa e outros tantos para tomar conta dos negócios em terra. Ou seja, eles espalham os lucros - algo que nem José "Barba Ruiva" Sócrates faz. E este negócio alimenta uma serie de outros pequenos negócios em terra como hotéis e restaurantes.
Os que seguem as noticias devem estar a lembrar-se que as Marinhas da China, Índia, Canada, EUA e França instalaram-se na costa Somali para dar caça aos piratas, mas eu não lhes escrevia o obituário ainda - é que são milhares de quilómetros de costa e é impossível diferenciar piratas de pescadores até que eles pousem as canas e puxem das AK-47.
Portanto, a mensagem aos construtores (como a Mercedes e Opel) é - não vendam aos árabes, arranjem um barco, uma perna de pau e um papagaio e venham para a Somália!

0 comentários: