Controlar pressão dos pneus

Nunca pensei dizer isto, mas uma boa ideia veio enfim dos Estados Unidos. Todos sabemos que manter os pneus de um automóvel na pressão correcta é fundamental para assegurar consumos e performance correcta. Ora a Califórnia acabou de criar legislação (só entra em vigor em Julho de 2010) a obrigar todos os serviços de manutenção automóvel (mecânicos, oficinas, etc) a verificarem a pressão dos pneus e corrigir a mesma se necessário!
A isto acresce a ignorância da comissão europeia que para conseguir igual efeito (redução de emissões e consumos) quer obrigar todos os carros novos a virem equipados com pneus de baixo atrito. Até parece boa ideia até vermos que estes pneus podem aumentar as distancias de travagem em 10%. Obrigar os construtores a equiparem todos os carros com sistemas de controlo de pressão de pneus com aqueles avisadores sonoros chatos dos cintos era mais barato, mais eficaz no controlo de pressões dos pneus e mais seguro.

4 comentários:

  • Zé Miguel says:
    6 de abril de 2009 às 10:09

    Ainda no outro dia se queixavam que ao por controlo de tracção em todos os carros e os melhoramentos constantes na segurança faziam haver mais acidentes porque fazia as pessoas pensar que eram invulneráveis, agora quando algo diminui a segurança também é perigoso... Afinal em que ficamos??

  • Turbo-lento says:
    6 de abril de 2009 às 14:46

    se leres o artigo com atenção verás que eu falo das pessoas, não dos carros. Não duvido por um segundo que os carros sejam mais seguros hoje do que há um mês atras - mas as pessoas que os conduzem estão muito mais perigosas que antes. Mas também há muitas pessoas que tem cuidado e e respeito pelos outros - esses não tem que ver a sua segurança diminuida por não podem escolher os pneus dos seus carros.

    Mas também é uma questão ambiental - O controlo de pressão dos pneus com sensores faria aos automoveis pouparem mais combustivel(logo menos emissões), e os carros mais seguros porque a mudanças de pneus teriam que ser feitos por tecnicos qualificados.
    Isto sem ter que meter pneus de baixo atrito.

  • anarquista_duval says:
    6 de abril de 2009 às 22:42

    Era preferível limitar um pouco as larguras dos pneus do que propriamente meter pneus com menor resistência ao rolamento. (os Dunlop do Polo bluemotion são assustadores...)

    Conjuntamente com o controlo da pressão dos pneus, era muito mais eficaz na redução de consumo, desgaste dos pneus, etc..

  • Turbo-lento says:
    6 de abril de 2009 às 23:31

    Por acaso, temos visto nos ultimos anos os carros a cada vez mais virem equipados com pneus mais largos, mesmo carros pequenos. E quando não os trazem, os compradores pedem para trocar por pneus maiores.
    Eu até agradeço - vou comprar os meus pneus novos a uma loja que vende a metade do preçºo os pneus novos que os compradores não querem...