Recentemente, noticiamos a apresentação de um rascunho de legislação europeia segundo a qual todos os carros teriam que estar equipados com pneus de baixo atrito para poupar combustível e emissões poluentes. Inicialmente soa bem, mas quando pensamos que estes pneus aumentam as distancias de travagem (10% em piso húmido), podemos concluir que é afinal uma má ideia e que a comissão europeia não percebe nada de carros.

Pois parece que a comissão europeia não quer parar aqui. Aparentemente, notificaram os fabricantes automóveis que, apartir de 2014, todos os carros têm que vir equipados de série com Controlo de Estabilidade.

Poucos carros trazem este sistema de série, sendo opcional na maioria. E há aqueles em que a instalação é impossível.
Apesar de ver o ponto de vista da Comissão Europeia - segundo estatísticas, este sistema seria capaz de salvar 4.000 vidas anualmente, tenho as minhas reservas.
Quem vai pagar este sistema? O consumidor. Digam adeus aos modelos "económicos".
E depois há o problema do condutor. Há muita gente que conduz como que se as leis da Física não fossem se lhes aplicam. Para o bem da discussão, referi-mo as seguintes Leis:
- Lei da gravidade: o que sobe, tem que descer.
- Lei da impenetrabilidade da matéria sólida: dois corpos sólidos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo.
- Lei da inercia: o que esta em movimento, tende a manter-se em movimento.
Ao tornar estes sistemas obrigatórios, vamos ter ainda mais condutores a acreditarem que graças a electrónica podem ir além dos limites da física quando não podem.
O que acham? Boa ideia? Má ideia?
Óptima ideia!!
O controlo de tracção é que é dispensável, visto que "apenas" reduz/suprime a "derrapagem" das rodas.
O ESP/DSC é das melhores coisas que já foram inventadas. Sendo que a VolksWagen até anunciou que todos os modelos da marca iriam possuir este sistema de série. Uma pura jogada de marketing, mas aplaudível.
Fica bem.
PS: Curto bué o teu site, mantém-me informado.