Litio quase esgotado

O Lítio que é usado em muitas baterias recarregáveis como as usadas pelo Tesla Roadster e muitos dos futuros híbridos, esta em vias de acabar - segundo os peritos que analisaram as grandes planícies salgadas da China e América do Sul onde é extraído, o metal pode começar a escassear apartir de 2015. Grande noia para os ambientalistas, fãs de híbridos e do carro eléctrico.

3 comentários:

  • Nelson Cruz says:
    21 de novembro de 2008 às 01:19

    Por acaso já li sobre este debate sobre se haverá lítio suficiente e acessível na Terra para suportar a utilização em grande escala. Tal como há um debate sobre se a extracção de petróleo terá atingido (ou estará prestes a atingir) o pico, a partir do qual começará a cair, e se a procura não descer o preço subirá exponencialmente.

    Há umas empresas americanas a desenvolver umas "baterias" alternativas mt interessantes, baseadas na tecnologia dos condensadores. Dizem q serão capazes de armazenar mais energia q as de lítio, e q podem ser carregadas e descarregadas quase instantaneamente.

  • _Planax_ says:
    21 de novembro de 2008 às 15:29

    Nélson, a verdade é que a maioria dos grandes poços de petróleo a nível mundial já atingiu o seu pico de produção durante os anos 70 e 80!

  • Nelson Cruz says:
    21 de novembro de 2008 às 20:33

    Planax, sim nos anos 70 grandes produtores como os EUA, Irão, Nigéria e Venezuela entraram em declínio. Mas outros países como a Rússia, Noruega e Inglaterra passaram a ser grande produtores. Ou seja, houve novos poços a serem descobertos e explorados. O problema é q até esses começam a atingir os limites, e tem havido poucas descobertas de novas reservas, pelo menos do petróleo convencional fácil de extrair. A produção tem estado relativamente estável nos últimos 2 ou 3 anos, depois de décadas sempre a subir. A Inglaterra já deixou de exportar, e começou novamente a precisar de importar petróleo. Noruega e México tb já passaram do pico. A Arábia Saudita q é o maior exportador está a dar sinais disso. Este ano quando o preço esteve a 130 dólares, não aumentou a produção como é normal.

    Vários estudos indicam um pico da produção mundial entre 2010 e 2015, com declínio rápido depois disso. E por outro lado temos a Índia e a China cada vez mais automobilizadas. Há outras reservas, mas na maioria difíceis de explorar, logo só serão economicamente viáveis se o preço subir. Ou seja, mesmo que a produção apenas estabilize durante várias décadas, como dizem os mais optimistas, a subida do preço é inevitável. Os preços q tivemos este ano foram só uma amostra. Quem não se preparar para isso arrisca-se a ter uma surpresa desagradável mais tarde ou mais cedo. As baterias de lítio podem não ser a solução, mas enterrar a cabeça na areia e deixar andar, também não!