Luzes diurna obrigatorias

A Comissão Europeia anunciou planos para tornar obrigatório em toda a Europa (sim, em Portugal também) luzes de circulação diurnas em todos os carros novos a partir de 2011 (camiões e autocarros também).

De um lado temos a comissão com estudos que indicam que estas luzes podem reduzir os acidentes fatais em 3 a 5%, uma vez que torna os veiculos mais visiveis.
Do outro temos os construtores que afirmam que estas luzes aumentam os consumos em 0.5% a 1%. Outro pormenor é que estas luzes não substituem os faróis normais, apenas os complementam, e os construtores argumentam que existe o risco de pessoas circularem a noite com as luzes diurnas e não acenderem os médios.

2 comentários:

  • Unknown says:
    29 de setembro de 2008 às 11:41

    Nos países nórdicos, onde a visibilidade é reduzida 80% dos dias do ano, já é obrigatório há muitos anos (correctamente). Mas em PT, com 90% dos dias claros e limpos... não sei... Mas o último carro que conduzo já tem luzes diurnas de fábrica (dsd 2004) e acho a condução mais tranquila, sem aqueles carros que se metem em cruzamentos por não verem o meu carro devidamente... Não sei se me faço entender! :)

  • Turbo-lento says:
    30 de setembro de 2008 às 18:03

    Perfeitamente. E ate concordo contigo, mas infelizmente corremos o risco de muita gente usar estas luzes durante a noite ao inves dos médios e isso seria contra-producente.
    O que há muito nos paises nordicos é que eles andam sempre com os médios ligados e não com estes farois LED's como têm os Audi recentes.