[update videos]Novo Citroen Berlingo apresentado

Não parece mas o atual Citroen Berlingo já ca anda desde 2008, mais que tempo para uma nova terceira geração aqui apresentada na versão "ludospace" que para mim anuncia também o repensar das monovolumes familiares.

10 anos e 1,5 milhões de unidades vendidas teremos em Genebra esta nova geração apresentada aqui na versão "civil" que pode parecer estranho visto ser a menos vendida em termos de volume mas faz para mim sentido: as monovolumes atuais (Zafira, Scenic, etc) estão a morrer e a forma mais financeiramente viável de as manter é basicamente construí-las apartir de veículos comerciais mas fazendo-as mais "familiares".



Dai que esta nova geração usa à frente a plataforma EMP2 mas mantendo a secção traseira da actual para permitir maior capacidade de carga - dá para ver que atrás parece ter sido apenas um restyling da geração anterior.

Para ajudar esta geração recebe um visual em linha com a restante gama da Citroen - até recebe os Airbumps do C3 e C4 Cactus. E para ajudar a ideia de substituir as atuais monovolumes, esta geração terá pela primeira vez a versão não comercial longa (com 4.75 metros de comprimento contra 4,40 metros da versão curta) disponível com 7 lugares (ou 5 com maior capacidade de carga).


Os lugares traseiros da terceira fila são escamotaveis e como mantém as portas traseiras deslizantes (perfeitas para as crianças), arrumos no tejadilho num arco translucido que corre ao longo do tejadilho...sinceramente comprava só por este tejadilho. 
Recebe também alguns confortos modernos como um sistema multimédia com ecrã tactil, acesso mãos livres, travão de mão eléctrico, vigia de ângulo morto e outras possibilidades. O volume da mala aumenta - 775 litros na versão curta e 1050 litros na versão longa.





Debaixo do capot chega o novo 1.5 litros BlueHDI com 75 ou 100 cavalos com caixa manual de 5 velocidades, ou 130 cavalos com caixa manual de 6 velocidades ou automática EAT8. Também estará disponível a gasolina com o 3 cilindros 1.2 litros PureTech com 110 e 130 cavalos. Mais adiante deverá chegar uma versão 100% eléctrica.


update 31-08-2018

0 comentários: