[update]PSA publica consumos RDE

No salão de Genebra o grupo PSA (Peugeot, Citroën e DS) anunciou a publicação online de consumos dos seus automóveis segundo o novo ciclo RDE "Real Driving Emissions", e depois de 18 meses a testar 60 automóveis em 430 testes de estrada ultrapassando os 40.000 km percorridos o grupo PSA e o Bureau Veritas publicaram um relatório com alguns dados interessantes:

• Os computadores de bordo forneciam informação correta ao condutor;
• Um automóvel diesel gasta menos 1.5 l/100km de combustível que um a gasolina;
• Em condições urbanas a diferença entre os consumos homologados e reais é:
- para um veiculo diesel é de mais 2.4l/100km ou 53%;
- para um veiculo gasolina é de mais 2.5 l/100km ou 42%;
• a eficiência de um motor diesel é menos sensível ao estilo de condução que um a gasolina;
• O consumo de combustível em automóveis de caixa manual é mais baixo que os de caixa automática em 0.4 l/100km.

Curiosidade - a gama de passageiros PSA testada até agora teve um consumo médio de 5.8 litros/100km, 1.74 l/100 km acima do valor médio anterior segundo o NEDC - uma diferença de 30%. Se levarmos em conta, como acima mencionado, que a mesma diferença em cidade para os diesel era de 53% e nos a gasolina era de 42% ilustra bem o quanto enganador era o antigo protocolo NEDC.

Estes são dados sobre o consumo e emissões de CO2, os números RDE sobre as problemáticas emissões de óxidos de azoto só devem ser publicadas no final do ano - será interessante aí determinar qual a diferença entre os valores de homologação e os números RDE.


post original de 13-04-2017
No salão de Genebra o grupo PSA (Peugeot, Citroën e DS) anunciou a publicação online de consumos dos seus automóveis segundo o novo ciclo RDE "Real Driving Emissions". Poderá consultar os consumos RDE com base nas características (carroçaria, nível de equipamento, motor, caixa de velocidades e tipo de pneus) mas também estimar o consumo esperado com base no uso da viatura (número de passageiros, carga transportada, etc). A aplicação está para já disponível em 6 países (França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha e Suíça) - o resto da Europa irá chegar ao longo do ano.
Ao contrário do NEDC que é feito em laboratório, os consumos RDE são feitos em estrada com um sistema PEMS ligado ao escape num circuito de estradas publicas (que inclui 23 km em cidade, 40 km em estrada aberta e 30 km em auto-estrada) com passageiros a bordo, ar condicionado ligado, etc. O problema é que isso significa que os consumos RDE, para exactamente o mesmo automóvel, obtidos na Alemanha podem ser diferentes dos obtidos em Portugal.

Como seria de calcular os consumos RDE são mais elevados que os obtidos segundo o atual (e vestudo) NEDC - por alto 40% mais elevados. A titulo de exemplo segundo o site da Citroen Portugal o C4 Grand Picasso a gasolina tem um consumo misto de 5l/100km mas segundo a aplicação em França (Portugal ainda não aparece na lista) o consumo RDE é de 7.4l/100km.

0 comentários: