[update video]Novo Audi Q5 - apresentado

Renovar o seu maior sucesso nunca é fácil (o Audi Q5 é o modelo que a Audi mais vende em todo o mundo), mas era inevitável - pode não parecer mas o Q5 já data de 2008. E seguindo a velha regra de "em equipa vencedora não se mexe" o novo Audi Q5 não parece muito diferente do atual Audi Q5 - não foi substituído, foi modernizado.
As linhas e perfil continuam familiares, o design exterior pouco mudou mas dá para notar a nova grelha e faróis dianteiros e traseiros.



É ligeiramente maior - o comprimento total cresce 3 cm (para um total de 4.66m), a distancia entre eixos cresce 1 cm e a mala ganha 10 litros de capacidade (para 610 litros). Mas substancialmente mais leve (em média pesa menos 90 quilogramas graças ao uso de aço de alta resistência e alumínio na recente plataforma MLB Evo já usado nos A4 e A5) e mais aerodinâmico (um Cd de 0.30 que é bom para um SUV desta dimensão).


Recebe os mais recentes equipamentos como o Virtual Cockpit, cruise control capaz de lidar com engarrafamentos, suspensão pneumática opcional em todos as versões e novas tecnologias que aproveitam a conectividade que aproveita a "inteligência de enxame" para partilha de informação sobre estado das estradas, tempo e transito.



No lançamento terá apenas 5 motores: a diesel o 4 cilindros de 2 litros TDI com 150, 163 e 190 cavalos, e o V6 de 3.0 litros TDI de 286 cavalos. A tração integral é opcional na versão de 150 cavalos mas de série nas restantes com tecnologia quattro Ultra que desliga as todas traseiras, já o V6 recebe tração integral permanente podendo receber um diferencial ativo para maior agilidade. O V6 recebe uma caixa automática de 8 velocidades Tiptronic, enquanto o resto da gama terá uma manual de 6 velocidades ou DSG S tronic de 7 velocidades. A gasolina está apenas disponível o 4 cilindros de 2.0 litros TFSI de 252 cavalos com transmissão quattro ultra.

Mais adiante deverá chegar o 3 litros triturbo diesel do SQ7 com 354 cavalos e uma versão e-tron quattro ultra combinando o 2 litros TFSI de 252 cavalos com um motor elétrico de 109 cavalos. E sim, uma versão SQ5 também chegará.


Post original de 03-10-2016
O novo Audi Q5 deverá ser apresentado no salão de Paris que arranca já a 29 de Setembro e já publicaram o primeiro teaser.
Não dá para perceber muito, deverá seguir o mesmo design do novo A4, mas o principal também não é o que se vê mas mais o que não se vê - tal como no novo Audi A4 recorre a plataforma MLB evo e deverá herdar todos os motores e tecnologias.






0 comentários: