[update video]Tesla Model X apresentado

Após uma longa longa espera enfim Elon Musk entra no palco a bordo de um novo Tesla Model X P90D pronto para ser entregue aos seus proprietários - sim, o primeiro SUV eléctrico chegou.

Foi uma apresentação muito Silicon Valley, podia ter sido a apresentação de mais um iPhone mas desta vez é um automóvel. Mantém-se muito próximo ao concept que foi apresentado em 2012, mantendo o coeficiente aerodinamico muito baixo 0.24 e as famosas portas falcão.


As caracteristicas são interessantes: além das portas falcão traseiras (que atrasaram a as portas dianteiras recuperam o sistema de dupla dobradiça como o da Renault Avantime para permitir abrir as portas dianteiras em menos espaço, para-brisas panorâmico, 6 ou 7 lugares verdadeiros (2+3+2 e 2+2+2), o mesmo ecrã gigante do Model S e outros.

Em termos mecânicos a plataforma é a mesma do Model S com tração integral, com os motores a serem alimentados pela bateria no fundo do carro que ajuda na resistência da estrutura. Infelizmente também ajuda no peso: 2468 quilogramas sem ninguém abordo.

O Model X terá 2 versões todas com tracção integral: 90D (com 2 motores de 259 cavalos, autonomia de 414 quilómetros e é capaz de ir dos 0 aos 100km\h em 4.8 segundos) e a versão P90D (com um motor eléctrico de 259 cavalos no eixo dianteiro e outro de 503 cavalos no eixo traseiro capaz de atingir os 100km\h em 3.8 segundos ou 3.2 segundos com a opção Ludicrous Speed.


A lista de opcionais é interessante - gosto particularmente da ideia do sistema de travagem de emergência a qualquer velocidade (nas outras marcas só funciona em cidade), suspensão a ar e um sistema de defesa de ameaças biológicas que cria um pressão positiva dentro do carro o que significa que o ar flui sempre para fora da cabine e é filtrado por filtros Hepa à entrada - o que significa que se der um puzinho num model X muito provavelmente ninguém dará por isso.

Elon Musk não fica por aqui e em 2017 deverá ser lançado o Model 3, ou seja uma gama de 3 modelos.
Mas um aviso: se quer um Model X e reservar um agora, só o deve receber daqui a 1 ano. Uma ultima nota - grande golpe de sorte de ter o DieselGate a explodir poucos dias antes da apresentação do Model X.
update 01/10/2015

1 comentários:

  • Filipe says:
    2 de outubro de 2015 às 13:10

    Muito dificilmente consideraria um pumzinho uma arma biológica... e daí não sei não... :P