BMW, Audi, Daimler compram Nokia HERE

Enfim uma noticia de tecnologia automóvel que não envolva encontrar buracos nos sistemas informáticos que nos possa matar - a BMW, Audi e Mercedes vão adquirir por 2.8 mil milhões de euros o sistema de mapeamento da Nokia, o Nokia HERE. E se inimigos se juntam para gastar tanto dinheiro em algo é porque é mesmo importante. Mas o que é o Nokia Here? Ainda bem que pergunta.

O Nokia Here é um sistema de navegação integrado baseado na nuvem e que já fornece grande parte dos mapas e informação de estrada para os automóveis nos EUA e Europa, sendo capaz de transferir informação de transito em tempo real. Mas não são apenas mapas estáticos - informação captada pelos sensores e câmaras a bordo de cada automóvel com tecnologia HERE é enviada para actualizar os mapas e condições de circulação em tempo real, ou seja, cada automóvel na estrada seria uma fonte continua de informação: a chamada Swarm Intelligence.

A ideia é aproveitar a tecnologia de mapas precisos e informação em tempo real da Nokia para melhorar a segurança na estrada e reduzir as probabilidades de acidentes entre automóveis autónomos. Os condutores vão poder receber informações em tempo real de mudanças de condições climáticas e de estrada, os sistemas de estabilidade e segurança podem adaptar-se as condições em tempo real, avisar o condutor se está a entrar numa curva depressa demais e preparar os sistemas de segurança. Para a condução autónoma ser possível e segura é precisa informação precisa sobre o "ambiente" que rodeia o automóvel e este sistema também permite isso.

Isto é também uma grande pedra no sapato de empresas tecnológicas como a Apple ou Google - é que ambas estão a desenvolver os seus sistemas de condução autónoma e agora 3 dos maiores construtores do mundo adquirem o seu próprio sistema, que irá continuar a ser disponibilizados a outros construtores e fornecedores de componentes. Lá se vão os planos de domínio global...isto também está relacionado com a questão que já falei dantes sobre quem tem acesso à informação/dados gerados pelos sistemas multimédia dos automóveis

E sim, não é a primeira vez que BMW, o grupo VW e Mercedes/Daimler - eles já colaboram no adquirir de componentes comuns em quantidade, mas este tipo de parceria é uma novidade na industria automóvel o que diz muito acerca do quanto eles acreditam que esta tecnologia seja importante no futuro.

0 comentários: