[update]Fiabilidade Hummer H3 e H3T

Decididamente a GM parece que não acerta com a gestão das recolhas - temos o descalabro das ignições defeituosas e no Autoblog publicaram mais detalhes sobre esta questão dos Hummer H3 e H3T que só me faz dizer "como é possível?" 

Antes de mais creio que pelos vistos afinal são 42 Hummers H3 que já se incendiaram, mas pelos vistos desde 2009 que este problema é apresentado à GM que só agora tomou a decisão de recolher estes automóveis. O primeiro incidente data de Março de 2009 em que ao abastecer o seu automóvel o condutor notou que o veiculo estava a arder no interior e teve o bom senso para entrar no veiculo e afastá-lo das bombas de gasolina antes que o fogo consumisse completamente o automóvel. O factor comum a todas as queixas é que o incêndio/combustão começa no sistema de ventilação. 

O proverbial "sal na ferida" é que a GM investigou a situação em Setembro de 2014 e concluiu que devido a diferenças de condutividades elétricas um módulo do motor elétrico do ventilador este podia sobreaquecer e derreter iniciando um incêndio. Mas mesmo chegando a esta conclusão a GM fechou a investigação em Abril de 2015 sem tomar qualquer acção. 

Só durante uma reunião com a NHTSA para reverem assuntos de qualidade é que se detectou que enquanto a NHTSA tinha 42 incidentes a GM só tinha 3 registados - segundo a GM alguém registou incorrectamente o número de reclamações e por isso é que não houve recolha... 
Neste momento a GM está a recolher, nos EUA, 196.379 automóveis produzidos de 2006 a 2010 - mas este modelo também chegou à Europa. 

Aproveito para actualizar a informação relativamente à situação das ignições defeituosas: neste momento estão confirmadas 124 mortas, pelo menos 184 pessoas feridas (12 gravemente) associadas com este problema. Mas ainda há 626 casos, que incluem 37 fatalidades, a serem revistos portanto a contagem ainda não acabou.

Post original de 10-07-2015
A Hummer há muito que desapareceu mas tal como muitos dos produtos da GM está de volta às oficinas por risco de incêndio, desta vez são os Hummer H3 e H3T.
Segundo a GM os Hummer H3 de 2006 a 2010 e H3T de 2009 a 2010 podem ter um defeito nos sistemas de refrigeração, aquecimento e ventilação que nos EUA pode já ter causado 31 incêndios resultando em 3 feridos.

0 comentários: