Bentley e Ford às turras

Esta história não é totalmente nova mas não deixa de ser interessante e com novos desenvolvimentos - no recente salão de Nova York a Lincoln (pensem tipo Lexus está para a Toyota como a Lincoln está para a Ford) apresentou um concept para um novo Continental, um modelo descontinuado em 2002. E foi muito bem recebido excepto pelo responsável do design da Bentley Luc Donckerwolke que acusa a Ford de plágio.


Segundo Luc Donckerwolke o design do novo Lincoln Continental tem muitas semelhanças ao Bentley Flying Spur especialmente na área em torno das janelas laterais e as cavas das rodas traseiras. Abaixo tem uma foto da lateral do concept Lincoln Continental...

E aqui uma do Bentley Flying Spur - o que acha? Parecidos?

A situação fica mais interessante porque ambas as marcas usam a designação Continental - a Lincoln começou a usar o nome em 1939 com uma paragem em 2002 quando descontinuou este modelo mas diz ter mantido o registo da designação; já a Bentley a designação Continental foi usada em vários de modelos (e na Rolls Royce também) desde 1930.

Será interessante de ver o que isto vai dar - é que quer a Lincoln quer a Bentley são marcas automóveis muito populares na China e este concept Continental irá originar um modelo em série, será que se avizinha uma guerra pela propriedade do nome? E claro como será nos EUA?

Claro que a Ford diz que não copiou nada, mas se olharmos para a frente dos actuais Ford Focus, Mondeo e Fiesta dá perfeitamente para notar a "inspiração" nos Aston Martin.

Mas houveram novos desenvolvimentos porque Luc Donckerwolke (o chefe do design da Bentley) foi-se embora e foi substituído por Stefan Sielaff. Foi uma estadia muito curta de apenas 3 anos e sai sem concluir a razão pela qual foi chamado à Bentley: dar a volta ao desastroso concept EXP9 F que iria ser o primeiro SUV da marca britanica.
A Bentley não informou sobre as razões da saída de Donckerwolke. Stefan Sielaff tem 53 anos, é um homem de carreira na Volkswagen e director do design de interiores do grupo Volkswagen posição que ira manter simultâneamente com a direcção do design da Bentley.

4 comentários:

  • Zé Miguel says:
    4 de junho de 2015 às 22:44

    "Mas houveram novos desenvolvimentos porque Luc Donckerwolke (o chefe do design da Bentley) foi-se embora e foi substituído por Luc Donckerwolke."

    Erro na frase ;)

  • Turbo-lento says:
    4 de junho de 2015 às 23:55

    Ops! Corrigido. Mas se comentou sobre a minha gafe agora tera que comentar sobre o Lincoln vs Bentley - quem acha que tem razão? Há ou não copianço?

  • Zé Miguel says:
    5 de junho de 2015 às 14:28

    Não restam muitas duvidas sobre a copia, ou no mínimo inspiração. Mas confesso que gosto mais do Licoln, a grelha e os faróis estão mais ao meu gosto. Mas isto já são preferências, e aceito perfeitamente uma opinião contrária.

  • Turbo-lento says:
    8 de junho de 2015 às 17:12

    Concordo e tambem gosto deste concept mas é um concep e muito ainda se pode perder pelo caminho. Estou também curioso como é que vão resolver a questão do nome "Continental" - será que algum dos construtores vai contestar a propriedade?