[update]Audi com a cabeça na lua

Novidades da parceria Audi-"Part-Time Scientists" para o envio de um rover para a Lua no ambito do Google Lunar XPRIZE - a Audi está a colaborar no desenvolvimento e terá já contribuído para a redução de peso total e desenvolvimento de novos pneus. Mas não será 1 rover Quattro mas sim 2 rovers Quattro que em principio vão ser lançados pela Spaceflight Industries para o fim de 2017 - nova corrida à lua?

update de 18-09-2016
Costumo dizer "quando não consegues vence-los, faz diferente" e creio que Audi talvez tenha encontrado a melhor forma de aplicar esta frase - vai patrocinar um grupo de engenheiros alemães que está a competir pelo Google Lunar XPRIZE em que equipas tentam enviar um rover à lua. Yup, o Quattro vai à lua - morde essa X-drive e 4Matic!

O lunar quattro vai ser construído em alumínio (tal como muitos dos Audi), terá uma bateria de lítio (novamente, como alguns Audi), terá uma velocidade máxima de 3.6 km/h que atingirá provavelmente colada à traseira de outro rover lunar que esteja na lua...como todos os Audi!

Para ganhar os 30 milhões de dólares do Google Lunar XPRIZE o "lunar quattro" terá que chegar à lua que ainda é longe (380.000 km), aterrar com sucesso mais ou menos onde a Apollo 17 aterrou, percorrer pelo menos 500 metros e transmitir imagens de alta definição para a Terra. Se tudo correr conforme o plano em 2017 um Audi poderá chegar à lua...

Aproveito a oportunidade para recordar o único automóvel que ainda está na lua - o Lunar Roving Vehicle de 1971 da NASA. Já que os americanos foram os primeiros a chegar à Lua, eles teriam que conduzir na Lua. A ideia veio mesmo do pai do programa espacial americano Wernher Von Braun quando disse "Don´t Worry about getting to the moon - I will get you there. It's what you do when you get there that´s important. You'll probably be driving a car on the moon". E foi um dos mais raros (apenas foram fabricados 4) e mais caros (o contrato para o design e fabrico foi de 19.6 milhões). 
Construído totalmente em alumínio, o Lunar Roving Vehicle (LRV) da Nasa tinha um chassis articulado com direção em ambos os eixos e os pneus eram de aço e titânio. Era claro eléctrico e ao invés de um volante tinha um joystick e o primeiro chegou à Lua com no dia 31 de Julho de 1971. Curiosamente, também é o único automóvel a ter um acidente na Lua quando um dos para-lamas se soltou levantando uma grande nuvem de pó e tiveram que parar para o reparar...com fita gomada.

update de 26-01-2018
Partida para a viajem de 384.400 quilómetros deste Audi está quase aí - se conduzir 15.000 quilómetros por ano precisaria de 25 anos para percorrer a mesma viajem.

0 comentários: