Parceria Daimler-Renault\Nissan avança

Definitivamente uma das parcerias mais duradouras da industria automovel (isto se não contarmos com os 10 anos da parceria Renault-Nissan), e se no inicio a parceria seria apenas para o mercado europeu os CEOs das marcas encontram-se em Frankfurt para discutir o futuro global desta parceria, que deverá estender-se à America do Norte e Japão.
 
Ambos Carlos Ghosn (Renault-Nissan) e Dieter Zetsche (Daimler) concordam que as maiores economias são as economias globais e vão continuar a procurar projectos "que façam sentido a ambos os parceiros e clientes".
 
Entre estes projectos está o fabrico de motores Mercedes de 4 cilindros a gasolina numa fábrica americana no Tennessee para uso nos Mercedes Classe C produzidos no Alabama e novos Infiniti. Ainda nos motores, os 2 grupos estão também a colaborar no desenvolvimento de uma nova familia de motores de 3 e 4 cilindros a gasolina com turbo e injeção directa.
 
Não esquecer o primeiro compacto da Infiniti, o Q30 que deverá chegar em 2015 e utilizara a base do Mercedes Classe A, e antes disso temos o novo Smart/Twingo em 2014. Mas a parceria também inclui os comerciais - a Renault já fornece à Mercedes as Citan e agora a Nissan vai fornecer à Mercedes as NV350 para serem comercializadas pela Mitsubishi Fuso em alguns mercados. A nivel de comerciais estão a estudar a possibilidade de uma parceria nas carrinhas de grande dimensão - o actual acordo entre a VW e Mercedes para as Sprinter acaba em 2016 e deixaria a Mercedes sem uma comercial de grande dimensão.
 
Outro projecto para já em fase de apreciação é o desenvolvimento de uma nova plataforma de tração dianteira a partilhar entre a Daimler e a Renault-Nissan - a ideia é começar já a trabalhar numa plataforma para substituir a actual MFA que serve de base aos Classe A\B, CLA e GLA e seria utilizada por todas as marcas. Já tem um nome - JC1 (joint compact first generation) e terá, segundo a Autocar, pelo menos 2 distancias entre eixos diferentes, vias de largura diferentes, tracção dianteira e integral.
 
Acresce ainda a parceria entre estas marcas e a Ford para as Células de combustivel que foi celebrado este ano e que promete automoveis na estrada em 2017.
 
Depois do falhanço da parceria com a Chrysler, parece que a Daimler encontrou o parceiro certo.
 
Abaixo fica o video do briefing entre Carlos Ghosn e Dieter Zetsche no salão de Frankfurt.

0 comentários: