[update] Comissão Europeia quer enfiar-lhe um GPS

Parece que tanto barulho se levantou que a União Europeia veio agora dizer que afinal não vai haver limitador de veolocidade ou GPS enfiado no interior de cavidades anais dos condutores. Podem ler o post no blog da comissão europeia, ao qual faço um resumo rápido:

Primeiro dizem que é mentira que pretendiam tal coisa - há estudos mas nenhuma proposta para implementação: "Reports in the press over the last day or two have suggested that the EU intends to bring forward “formal proposals this autumn” to introduce automatic speed controls -known as “Intelligent Speed Adaptation” or ISA, into cars. This is quite simply not true and the Commission had made this very clear to the journalists concerned prior to publication." “The Commission has not tabled – and does not have in the pipeline – even a non-binding Recommendation, let alone anything more.

Segundo, a comissão queixa-se principalmente de como o tema foi manipulado pelos jornais britanicos que deixaram pedaços de informação de fora.

Terceiro, deixa a porta aberta para futura proposta mesmo assim."The Commission has supported past research into ISA. There is a current stakeholder consultation and study focusing on speed limiting technology already fitted to HGVs and buses. One aspect of that is whether ISA could in the long-term be an alternative."

Portanto, a Comissão Europeia vai deixar os condutores em paz tendo em conta que já recebeu uma amostra (se bem que não desejada) da opinião pública (para já pelo menos - mas os de autocarros e camiões preparem-se) e está chateada com os jornais britanicos e o governo britanico por alimentar esta situação (governo que está muito perto de perder as próximas eleições e esta a usar a bandeira contra a UE para ganhar votos).

Post original de 03/09/2013
Na tentativa de manter "o nível" permitam-me dividir esta noticia em 2 partes - primeiro a noticia em si e depois um desabafo pessoal. Noticia então - o departamento de mobilidade e transporte da comissão europeia apresentou uma proposta que todos os automóveis (novos e usados) no Continente estejam equipados com limitadores de velocidade não sendo possível ultrapassar os 120 km\h e com câmaras capazes de ler as placas de limite de velocidade travando o automóvel se este limite for ultrapassado.
 
Todos os automóveis novos teriam que ser equipados com estes sistemas de série e os antigos adaptados. Esta proposta, conhecida por ISA (Intelligent Speed Adaptation) seria implementada por câmaras, via GPS ou o conjunto de ambas. A proposta também inclui a possibilidade de simplesmente acender um aviso no tablier e dar a possibilidade de desligar o limitador. Tudo para reduzir em 1/3 as 30.000 mortes anuais nas estradas.
 
Ok, noticia terminada - permitam-me expressar o que penso: ESTÃO COMPLETAMENTE LOUCOS?! O QUE É FUMAM NESSAS REUNIÕES - TONER DE IMPRESSORA?! Até agora o pináculo da estupidez política na Europa era para mim a proposta do Bloco de Esquerda de legalizar o cultivo de "erva" porque isso iria impulsionar a agricultura portuguesa. Sejamos sinceros o que eles querem é poder fumar erva - e neste caso que o que a comissão europeia quer é enfiar-nos um GPS pelo c# acima!
Tudo com a desculpa de que é para salvar vidas - porque é que não se ouve os governos europeus muito chateados com toda esta descoberta da NSA e da sua capacidade de espiar tudo e todos? Porque lá no fundo procuram o mesmo.
 
Desculpem soar como um maluco das teorias de conspiração, mas qualquer pessoa com 2 dedos de testa que conduza regularmente sabe que velocidade por si só não mata. E numa altura em que muitos desconfiam da União Europeia ideias como estas não ajudam.

3 comentários:

  • Marco C. says:
    3 de setembro de 2013 às 14:28

    Realmente deve haver coisas mais importantes a fazer. Ao ler também disse logo "estes gajos não devem ter mais nada que fazer, cambada de malucos que andam a perder o seu tempo e dinheiro que não é deles com coisas que nunca serão implementadas".
    Isto é só palha, deve ser para justificar algum departamento que precisa de dinheiro e tem que andar a justificar com coisas inúteis...

  • Anónimo says:
    3 de setembro de 2013 às 15:47

    mais uma ideia de iluminados europeus. Limitar a velocidade não vai resultar em mais segurança, e os motivos poderão ser tantos que nem os vou mencionar, para não estarmos com filosofias desnecessárias. Os próprios construtores vão opor-se a ideia seguramente. Limitar a velocidade poderá até mesmo ser um risco para a vida em muitos casos específicos, lembrando as ultrapassagens entre outras. O que acho bem é que haja um aviso sonoro acompanhado de luminoso, o que em parte já existe em alguns carros para alertar o condutor e isso já é suficiente na minha opinião para consciencializar.
    Deveria de haver mais formação na formação de condutores isso sim, Acho que o não acionar o pisca trás mais incidentes aos próprios e as seguradoras do que a velocidade por assim dizer. E mais uma vez em portugal dificilmente funcionava bem, com a falta de sinalização, ou excessiva em muitas situações se tornava quase impraticável tal acção.

  • Anónimo says:
    4 de setembro de 2013 às 09:33

    Andar numa auto-estrada a 100km/h com pneus carecas é bem mais perigoso de que andar a 150km/h com pneus de boa qualidade. Já fui abordado em várias operações stop e nunca viram o estado dos pneus, enfim! Cump, Ricardo