BMW e Toyota - o que vem aí

A BMW e Toyota assinaram em Janeiro de 2013 uma parceria com várias frentes, de tecnologias verdes ao desenvolvimento de uma plataforma modular para novos desportivos - um desenvolvimento da parceria de 2011 para o desenvolver de novas baterias de lítio com a Toyota a receber motores diesel BMW em troca. Mas o timing para o desenvolvimento da tal plataforma modular está a acabar e as coisas estão a ficar tremidas - juntei vários dados de rumores e entrevistas disponíveis.

Antes de mais, o que é que cada um quer? A BMW precisa de subtitir o Serie 6 por algo capaz de concorrer com os Audi R8 e Porsche 911 e substituir de forma económica o Z4 que tem perdido cada vez mais mercado. A Toyota procura um possível 3 em 1 - recuperar os MR2 e Supra bem como substituir o brilhante GT86.
 
Parece uma situação em que cada um trás algo para a mesa e todos ganham - ambos procuram uma plataforma modular, de tracção traseira, motor dianteiro, o mais leve possível (aproveitando a experiência da BMW na construção dos i3 e i8) e incorporando tecnologia híbrida (onde Toyota tem muita experiência).
 
Infelizmente as coisas começam a correr mal e é de dentro da BMW, do departamento M em particular, que os problemas parecem nascer. A divisão M arrisca a perder o desenvolvimento do desportivo para a Toyota, tem os Toyota GT86 a roubar muito do mercado dos entusiastas da condução e com a chegada dos diesel BMW à Toyota muitos na M temem perder mercado para os japoneses e o CEO da BMW parece mais interessado nas possibilidades da tecnologia híbrida e de células de combustível da Toyota para a gama i.
O departamento M esta a perder influência e isso é algo que não esta disposto a permitir havendo várias entrevistas que indicam tensões dentro da direcção da marca alemã. O projeto começa a descarrilar? Só o tempo dirá.

0 comentários: