Reunião R1234yf em Bruxelas

Representantes dos 28 paises membros reuniram-se à mesa com o comité técnico automovel da União Europeia com apenas um tema de conversa: o R1234yf e a venda de veiculos Mercedes na União Europeia com este fluido (além da França que já o bloqueou). Saiu um memorando dessa reunião que diz que os representantes concordaram que todos os veiculos novos vendidos na UE tem de usar o R1234yf e que os veiculos que usem o R134a têm de ser retirados do mercado. A disputa é sobre o risco de incendio do R1234yf - o R134a foi banido pelo risco ambiental.
 
Ou seja, uma saida "politicamente correcta" para todos - se bem que com um tiro à proa do pessoal do Kraftfahrt-Bundesamt que certificaram os Mercedes com o R134a depois de Junho quando as autoridades nacionais que regulam os construtores automoveis nacionais tinham instruções para cumprir os objecivos ambientais traçados.
 
Sobre os automoveis "ilegais" o memorando diz (traduzindo literalmente) - medidas correctivas vão ser implementadas para colocar todos os veiculos na conformidade incluindo a retirada dos veiculos não conforme já vendidos. Ou seja, a Mercedes que se prepare para ter o resto da Europa a bloquear as vendas dos seus automoveis, e se esta tem um destes modelos poderá receber uma carta em breve.

0 comentários: