Novo Mercedes Classe S apresentado

E eis o que muitos chamam da bola de cristal do futuro - o novo Mercedes Classe S, apresentado em Hamburgo na Alemanha num hangar que recebe outro gigante (este dos ares) o Airbus A380. Aquele que estabelece as regras de luxo, conforto, segurança não só o anterior Classe S e o Maybach. Um dos automóveis mais importantes do ano - e como as gerações anteriores é uma orgia de gadgets como apoios de braços aquecidos a tecnologia como suspensão que sabe ler a estrada. Como motores V12 poderosos e outros não tão poderosos capazes de consumos de 4.4l/100km e disponível com 2 sabores: 5,12 e 5,25 metros de comprimento. Quem disse que tamanho não importa?

E como se apresenta algo como um novo Mercedes Classe S? Com uma loira, uma banda, um avião, fogo de artifício e o STIG claro! Sim, suspeito que Jeremy Clarkson foi consultor nesta apresentação...


Não só substitui o actual Classe S que data de 2007 e os Maybach, como vai ter 5 modelos diferentes: normal, longo, extra-longo, coupé e descapotável.

Em termos de design, o novo Classe S W222 é mais evolução que revolução. Partindo da geração anterior, tirando os arcos das rodas proeminentes e aplicando muito dos detalhes do "Aesthetics S" vemos que foi acima de tudo uma evolução - porque mexer numa receita que funciona?

Mantém muitos dos elementos clássicos do Classe S mas graças à forma como foram incorporadas dá-lhes um aspecto moderno. Usa uma versão completamente revista da plataforma do anterior Classe S, recebendo inúmeras novas tecnologias ou sistemas atualizados. Seguindo a corrida ao peso, a Mercedes aumentou o uso de materiais mais leves o que torna este Classe S mais leve mesmo com o aumento de equipamento a bordo e aumento da rigidez da estrutura - a titulo de exemplo o S350 BlueTEC pesa 1900kg, menos 20 que o anterior.

É também mais aerodinâmico - um valor incrível para um automóvel desta dimensão: um coeficiente aerodinâmico de apenas 0.24 e em algumas versões 0.23! A versão normal tem a mesma distancia entre eixos do modelo anterior (3165 mm) mas é 21 mm mais comprido, 29 mm mais largo e 11mm mais alto (5246mm x 1899mm x 1491mm). Só a mala é que parece ter ficado mais pequena - por causa dos assentos traseiros reclináveis perde 30 litros (mesmo assim ainda fica com 530 litros).

Inicialmente só vão estar disponiveis 2 motores a gasolina e 2 motores a diesel, com 2 híbridos pelo meio, indo dos 204 a 455 cavalos. Mas novos motores estão para chegar e o Classe S terá híbridos diesel-eléctricos e gasolina-eléctricos.
O S350 BlueTEC deverá ter o V6 3.0 litros diesel com 254 cavalos e o S300 BlueTEC Hybrid terá um 4 cilindros diesel de 2.1 litros de 204 cavalos acoplado a um motor eléctrico de 20kW e o coeficiente aerodinâmico mais baixo da gama com apenas 0.23Cd. Também vai haver o S400 Hybrid que terá um V6 de 3.5 litros a gasolina com um motor eléctrico de 20kW (total de 321 cavalos).

O S500 recebe uma versão revista do V8 de 4,7 litros com 449 cavalos e terá uma versão hibrida em 2015.  Claro que deverá haver a versão S63 AMG com o V8 biturbo de 5.5 litros com 536 e 563 cavalos disponível com tração traseira ou integral 4Matic. Em 2014 deve chegar o topo de gama S600 com o V12 biturbo de 5,5 litros com 530 cavalos ou 612 cavalos no S65 AMG. Também em 2014 teremos o S500 Plug-In Hybrid - o primeiro hibrido plug-in da Mercedes supostamente capaz de médias de 4l/100km. Todos os motores recebem caixas de 7 velocidades, mas no verão de 2014 deve chegar a caixa automática 9G-Tronic de 9 velocidades.

Mas são os equipamentos que temos que estar atentos - o que começa por aparecer no Classe S acaba por chegar (mais cedo ou mais tarde) aos nossos automóveis. O melhor de todos os brinquedos creio que é o Magic Body Control - um sistema opcional que usa 2 câmaras para ler as irregularidades da estrada e altera as regulações da suspensão para melhorar o conforto e segurança. Em auto-estrada baixa a suspensão em 20 mm para melhorar a aerodinâmica. À frente o condutor tem 2 enormes ecrãs de 12.3 polegadas - um para o condutor e outro para o o sistema de infotainment controlado pelo botão rotativo ou pelo "Linguatronic".

Este sistema faz tudo, até ler os emails em voz alta. O design é mais minimalista graças a terem colocado quase todas as funções do Classe S no sistema Comand com os enormes ecrãs que constituem o tablier. 

Uma mudança que em breve vamos ter nos nossos automóveis - o novo Mercedes Classe S não tem uma unica lampada, só LED's: mais de 500 Led's são usados no Serie S. 300 no interior e mala, cada farol dianteiro leva 56 e os traseiros 35 LED's. Tudo para cortar consumos.

O sistema "Presafe" foi atualizado para ser capaz de usar as câmaras e sensores para seguir e avaliar obstáculos, peões e trafego e se detectar a possibilidade de um acidente ativa os travões. Se detectar uma eminente "entrada por trás" é capaz de aplicar e controlar os travões para evitar o famoso "golpe de coelho".

O "Distronic" foi também atualizado sendo capaz de manter o automóvel dentro da faixa de uma auto-estrada acionando o volante para ficar entre as linhas e a distancia aos automóveis à frente e atrás. Esta geração inclui os primeiros cintos de segurança com airbags incorporados cujo encaixe é iluminado e levanta-se eletricamente do interior do assento.

Ainda no interior a versão normal tem 2 configurações de assentos traseiros (3 lugares ou 2 sofás) e 5 configurações na versão longa. Se ir para os sofás estes podem ser aquecidos, arrefecidos e massajadores. Até são capazes de simular um daqueles tratamentos de pedras quentes que vemos nas revistas. Até o volante e os apoios de braços dianteiros e traseiros podem ser aquecidos.

Outra ideia inteligente é que colocaram as várias colunas não sítios do costume mas dentro da carroçaria ou chassis para aproveitar o efeito de ressonância e ganhar mais espaço interior - um pouco como a geração anterior tinhas as antenas escondidas nos pilares das portas.

Graças a todos estes truques a Mercedes, mesmo usando a mesma plataforma da geração anterior, há mais 12mm de altura disponível para o condutor, mais 14mm de espaço de ombros e 10mm entre condutor e passageiro dianteiro. Atrás há mais 14mm no joelhos e mais 9mm entre ombros dos passageiros traseiros. Além disso, todos os cuidados foram poucos para reduzir o ruido no interior - os vários componentes e suspensão foram feitos de raiz para cortar o ruido e vibrações, todo o gênero de materiais absorventes de ruido são usado e até as borrachas foram estudadas para reduzir ruido.

E já que estamos no tema do conforto, o ar condicionado "Thermotronic" é capaz de distribuir uma das muitas fragrâncias que a Mercedes dispõe no seu catalogo e filtrar pós, esporos e vírus.

0 comentários: