Novo Renault Clio 4 apanhado [update - detalhes, imagens e vídeos]

Já tivemos as primeiras imagens, temos mais imagens e vídeos e enfim o deslindar do marketing do novo Renault Clio para ver o que podemos esperar deste novo Renault critico para a sobrevivencia da marca. Afinal o design da Renault não tem andado propriamente a marcar pontos (Vel Satis, Kangoo BeBop, Laguna, Megane actual). O Peugeot 208 tem que se preocupar?





Este é o primeiro trabalho de raiz de Laurens Van Den Acker, o novo chefe de design da Renault, que apesar de novo conseguimos olhar para ele e ainda parece um Clio este tem a sua própria personalidade - especialmente com aqueles grandes faróis, grelha, luzes diurnas na grelha (inspirados nos concepts DeZir e Alpine 110-50) e os fechos das portas traseiras ocultas no pilar C.


Será apenas 5 portas, com as portas traseiras com as pegas ocultas como nos Alfa Romeo ou Seat Leon. As vias alargadas e a traseira é mais direita que a geração anterior que fica muito bem com os para-lamas traseiros alargados e um para-choques que inclui um falso difusor completam a imagem de movimento mesmo parado.

A nível de interior vemos uma grande evolução relativamente à geração anterior, muito semelhante ao interior que já conhecemos no ZOE mas com melhores materiais.


Mas não há maneira de evitar o sistema R-Link e o seu ecrã de 7 polegadas com comando oral e TomTom - será possível fazer o download de aplicações para este sistema...mas não espere encontrar o angry birds nas escolhas. Outro gadget interessante é o Renault Bass Reflex que inclui colunas áudio de melhor qualidade para as músicas que poderá aceder do seu MP3 por streaming directo BlueTooth oou o seu telemóvel.

Mas creio que a grande novidade seja as possibilidades de adaptar o Clio aos seus gostos - será possível escolher as tampas para os espelhos exteriores, barras para a grelha dianteira, saias laterais, protectores para as portas e jantes.




O interior também pode ser alterado com aplicações no tablier, painéis das portas, volante, puxadores das portas, ventiladores entre outras opções.



Mas tecnicamente este Clio 4 é baseado na mesma plataforma que o Clio 3 mas melhorada. De certa forma compreendo que não é necessário estar constantemente a reinventar a roda e o anterior Clio (actual) é dos mais equilibrados no mercado. Mas pelo que percebi todas as versões, excepto o RS, vão ter travões de tambor? Compreendo a necessidade de economia, mas tambores no século 21?!

Debaixo do capot a muitas novidades - a gasolina surge o novo 3 cilindros de 899 cm3 com 90 cavalos que substituirá o 4 cilindros 1.2 litre TCE do Twingo e do anterior Clio, e dizemos adeus ao 2 litros do RS que será substituído pelo 1.6 turbo do Nissan Juke com 220 cavalos. No meio temos o 1.2 com 120 cavalos que poderá ser acoplado à caixa DSG EDC da Renault apartir de 2013. A diesel mantém-se o 1.5l DCi com 70, 90 e 110 cavalos. O novo 1.6l de 130 cavalos ficará para o Megane e o 1.2l DCi de 3 cilindros inicialmente previsto também não chegará ao Clio 4. E como fica o Peugeot 208? Ao contrario do Clio 4, o 208 é completamente novo e tendo-o conduzido posso dizer que dinamicamente é uma pérola. Será que as melhorias técnicas à plataforma do Clio 3 vão bastar, ou este Clio 4 será apenas um fato bonito num modelo velho? Estou mortinho por conduzir e descobrir.



Post Original de 03-07-2012
Primeira imagem do novo Renault Clio aparece na net.

2 comentários:

  • Marco C. says:
    4 de julho de 2012 às 11:07

    Com o carro de lado parece o Alfa Romeo Giulietta, mas ligeiramente mais pequeno.

  • Anónimo says:
    4 de julho de 2012 às 12:56

    parece-me um opel corsa :S
    estes fabricantes cada vez menos têm ideias novas...mantem a base e depois e só inventar!