Volkswagen revela detalhes da nova plataforma

Temos falado regularmente da nova plataforma modular MQB da Volkswagen que vai servir de base ao novo Audi A3 e Golf, mas enquanto esperamos por estes modelos, a VW revelou detalhes sobre este inovador sistema.

MQB são as iniciais de Modulare Querbaukasten, algo proximo de matriz modular transversal e será utilizada nas próximas gerações do em modelos como Volkswagen Polo, Beetle, Golf, Scirocco, Jetta, Tiguan, Touran, Sharan, Passat, CC (e variantes Skoda e Seat). Ao contrário do actual sistema de plataformas em que uma plataforma serve apenas para uma determinado tipo e dimensão de viatura, esta é extremamente modular e pode ser usado para automóveis completamente diferentes e inclusivamente a mesma linha de montagem pode montar os diferentes modelos.
Permitirá diferentes distancias entre eixos, diferentes larguras de vias, dimensão de rodas, número de ocupantes, etc. Trás também a vantagem que este sistema de montagem reduz o tempo de fabricação e custo em 30%.
Poderá, alem dos motores clássicos, alojar uma série de outros tipos de motores sem grandes alterações - motorizações a gás natural, híbrida e eléctricas vão estar disponíveis! De salientar, nos motores clássicos, que esta plataforma vai estrear os motores (também modulares) EA211 - os primeiros de 4 cilindros com desactivação de cilindros.
O novo Volkswagen Golf 7 deverá ser apresentado no salão de Paris mas o Audi A3 deverá chegar já em Genebra.

3 comentários:

  • Anónimo says:
    6 de fevereiro de 2012 às 12:49

    Que modelo é aquele na 1ª foto, será apenas um "exemplo" do que pode ser feito com esta plataforma, ou algum modelo mais concreto?

  • Turbo-lento says:
    6 de fevereiro de 2012 às 14:45

    Tambem reparei nele, e creio que é um dos prototipos que a VW levou a um salão automovel em 2011. Estou a ver se descubro

  • Besedaeste says:
    7 de fevereiro de 2012 às 23:10

    Futuro Tiguan? Mas tem pinta... ao estilo Evoque?!