Quem conduz um Saab?

O ano automóvel de 2011 teve vários marcos: houve o enterro da alma Lancia, o fim lento dos salões automóveis, o uso e abuso do teasing pelos fabricantes, mas para mim o maior de todos foi a morte da Saab, após inúmeras tentativas de salvação - confesso que quando saiu o novo Saab 9-5 fiquei a pensar seriamente em adquirir um...
É que para sabermos mais sobre uma pessoa podemos recorrer a astrologia, analisar que tipo de roupa veste, maneiras, que bares frequenta, investigar a família, tiques, entre outras mas há uma forma mais rápida - é possível olharmos para o automóvel que uma pessoa comprou e determinar que género de pessoa é. Uma dica importante - não perca tempo a investigar e a estudar a pessoa, pergunte-lhe que carro conduz.
A sério. Dêem-me um homem que comprou o anterior VW Beetle descapotavel e garanto que ele tem "um grande segredo". Se comprou um BMW Serie 1 116i é quase certo que toda a roupa de marca que ele enverga foi comprada na feira de Espinho. Se tem um crucifixo no espelho então acredita que Deus compensara qualquer erro que ele faça - é um perigo atrás do volante.
Se tem um Audi modelo anterior com um toquesinho de tuning o mais certo é ele parecer uma pessoa afável mas uma vez atrás do volante do seu Audi e colocar os seus grandes óculos de sol espafalhatosos e será assolado por uma irrisistivel força que o obriga a conduzir a 5 milímetros da traseira do que quer que esteja à sua frente, abrirá caminho à força e a grande velocidade mesmo que só tenha que conduzir 100 metros para chegar onde quer. Se tem um BMW ou Mercedes da gama média ou alta é quase garantido que não vai respeitar as regras, sinais de trânsito ou qualquer outra pessoa na estrada.
Se conduz com um chapéu vai fazer algo de imprevisto. Se é um Seat Ibiza diesel comercial ou um Leon com kit carroçaria então quase de certeza é um homem ao volante (nunca uma rapariga) que usa chapéus com a pala de lado ou para trás, tem uma tatuagem e/ou piercing e algum pêlo facial, normalmente usa o rabo fora das calças e se olhar para ele na estrada é certo que vai libertar uma grande nuvem negra de fumo e arrancar a grande velocidade que nem um galo escaldado por nenhuma razão lógica aparente e deve ter a Rádio Cidade sintonizada.
Mas se comprou um Saab, é um mistério porque fez a mais escolha mais estranha de todas.
Posso dizer que conduzi vários Saabs ao longo do tempo do 99 aos 9000 e o ultimo Saab que conduzi foi um 9-5 prateado da geração anterior e posso dizer que era "agradável" - tinha tudo de série incluindo assentos aquecidos, era confortável, tinha o suporte de copos mais incrível que já vi e mesmo no banco traseiro consegui meter o meu 1,84 metros biqueira larga e manter a minha dignidade. Mas ao conduzir depressa notava-se que não gostava muito de curvas, a caixa de velocidades era mole, era baseado num Opel Vectra e quem mete a chave de ignição naquele sítio?!
Fica pior se olharmos para os preços da gama Saab 9-5 porque custavam todos acima de 39.000 euros - estava a competir com o BMW serie 5, Audi A6, Mercedes Classe E, Volvo S60 e os topos de gama do Volkswagen Passat, Audi A4 e BMW serie 3. Ora os anteriores Audi A6 e BMW serie 5 (ainda não consegui meter a mão num dos novos...) tinham um comportamento exemplar e sinceramente estou mortinho por conduzir o novo Serie 5 porque todas as publicações referem que conseguiu ser ainda melhor. E aí esta o problema, o busilis da questão, o Ying e o Yang - os BMW serie 5, Audi A6, Mercedes Classe E, Volvo S60 e Volkswagen Passat eram automóveis excelentes mas o SAAB 9-5 era apenas "bom". O cliente com a conta bancária recheada quer excelência, "bom" não basta. Então como é que vendiam-se tantos?
Será uma questão de imagem? A Saab pode já ter participado no mundial de rallies há alguns anos atrás, houve a altura em que competiam com a Volvo pela coroa da segurança (e citando James May no ultimo Top Gear "só quando se tinha um acidente com um Saab é que se percebia porque é que custavam tanto) e pelo meio tentaram relembrar que também chegaram a fabricar aviões de combate e isso de alguma forma se traduzia nos automóveis. Mas olhando para o passado recente podemos ver que eram automóveis sem qualquer imagem pré-concebida, não faziam pretensão de ser uma "fashion Statment" ou algo parecido. E creio que é aqui que esta a resposta - os Saab eram comprados por pessoas que não queriam um automóvel como afirmação de moda como os Mini - apenas querem 5 lugares confortaveis, 4 rodas, 1 volante (bem metida esta) e um tejadilho por cima da cabeça para poderem chegar ao seu emprego ou residência da forma mais confortavel e segura possível. Estamos a falar de pessoas meticulosas, quase fastidiosas com detalhes e o seu dinheiro.
Mas creio que podemos ir mais longe, porque ao longo dos muitos quilómetros que fiz na minha vida não me lembro de ser cortado por um Saab ou ter tomado manobras evasivas por causa de um Saab ou alguma vez ter que mandar vir com um condutor de um Saab. Nunca vi um Saab passar um vermelho ou colado ao cano de escape do automóvel à sua frente ou a ser conduzido de outra forma que não seja descrita de outra forma se não por "exemplar". Creio que nunca vi um Saab envolvido num acidente.
Podemos concluir então que o condutor de um Saab é o condutor mais seguro de todos, nunca foi multado, a Policia nunca o incomoda ou manda parar. É meticuloso também com a sua condução daí que nunca chateia ninguém na estrada. Sabíamos que ver um Saab na estrada era um bom sinal, um bom agoiro, que agora perdemos..

5 comentários:

  • Anónimo says:
    3 de março de 2012 às 21:32

    Curioso que nunca tinha pensado muito nisso, mas agora que falas nos condutores de Audis tunados ou Mercedes, e nos de SAABs até concordo contigo. Vou sentir falta deles tambem

    Marco P.

  • Miguel says:
    4 de março de 2012 às 04:06

    eu também pensei nisso!!!o 9-5 é lindo!! e a carrinha ainda mais mas acho que nem chegou a produção..mas um 9-3 aero 1.9 180 cv estava perfeito para mim..

  • Alberto Silva says:
    5 de março de 2012 às 16:16

    Vi hoje um 9-5 cinza prata com matrícula LM em Albergaria-a-Velha, muito bonito. Curioso no entanto que aquela barra que une as ópticas traseiras parecia estar cheia de humidade.
    É pena mas a GM é mesmo assim, secou a Saab e bloqueou as hipóteses que tinha de ser recuperada, se fossem minimamente inteligentes teriam facilitado a venda da Saab no sentido de durante um par de anos continuarem a receber $$$ da utilização da plataforma, motores e componentes GM.

  • Besedaeste says:
    13 de março de 2012 às 17:06

    Já agora, lanço a seguinte pergunta: E os SAAB que ainda se encontram à venda? A GM garante a assistência? É que continuo a ver no stands alguns, pelo que é uma dúvida que se coloca... claro que se fizerem um desconto jeitoso, seria um carro a considerar! Este 9-5 actual do "passado" tá muito interessante.

  • Turbo-lento says:
    21 de março de 2012 às 09:58

    Pelo que tenho lido já há uma empresa que assegura o fornecimento de peças para os saab