Trivialidades de 4 rodas

Edição: "Segurança acima de tudo"

A evolução tecnológica no automóvel tem uma forte componente de segurança, que muitos não se apercebem e outros tantos pensam que podem desafiar as leis da física e que um chip algures os vai safar. Resolvi fazer uma cronologia do que penso ser as mais importantes evoluções no campo da segurança - não se trata de uma lista exaustiva


1934 - Testes de impacto contra barreiras
A General Motors foi a primeira a testar o que acontece quando um carro tem um acidente, projectando vários automoveis contra barreiras a baixa velocidade. Curiosamente, o automovel tinha que ser conduzido e o condutor tinha que saltar do automovel segundos antes do acidente...


1939 - Teste de Capotamento
O primeiro construtor a estudar como reagem os automoveis em situações de capotamento foi a Auto Union (construtor que mais tarde originou a Audi).



1948 - Zonas de absorção de impacto
Foi Preston Tucker que na sua tentativa de enfrentar os grandes de Detroit, criou um automovel com zonas de absorção da força de impacto e um para-brisas montado com molas que num acidente ejectava o para-brisas para que este não se partisse na face do condutor.


1949 - Célula de passageiros
A Saab aplicou no seu primeiro automovel (o 92) algo que trouxe da sua experiencia na aviação - uma célula reforçada que protege os passageiros na eventualidade de um acidente.


1957 - Cintos de segurança dianteiros
A Volvo foi a primeira marca a incluir no equipamento de série cintos de segurança ventrais, sendo 2 anos mais tarde substituidos por cintos de 3 pontos.


1966 - ABS
O primeiro sistema ABS foi desenvolvido pela Dunlop e chamava-se MAXARET e foi estrado no Jensen FF (que tambem foi o primeiro veiculo de estrada de série com tracção integral).


1967 - Cintos de segurança traseiros
A Volvo foi a primeira a incluir cintos de segurança traseiros em 1967 e em 72 já eram de 3 pontos. Mas apenas em 1999 é que definiu que toda a gama tivesse cintos de segurança traseiros de 3 pontos.


1968 - Encostos de cabeça
A Volvo tornou este dispositivo que minimiza danos no pescoço equipamento de série em todas as suas viaturas.


1971 - Controlo de tracção
O primeiro sistema de Controlo de tracção electronico chamava-se MaxTrac e foi estreado na Buick.


1972 - Bloqueio de portas para crianças
A ideia veio da Volvo - um sistema que evita que as crianças possam abrir as portas do interior do carro em andamento.


1973 - Airbag
Temos que agradecer aos americanos o Airbag - o governo americano de 1966 ordenou que fosse desenvovido um sistema protege-se os ocupantes, particularmente os que não usassem cintos de segurança. O primeiro carro equipado com Airbags foi o Oldsmobile Toronado.


1986 - Pré-tensores de cintos
A Audi inventou os pré-tensores de cintos de segurança com o seu sistema PROCON 10. Aproveitando as forças G da colisão cabos mecanicos esticavam os cintos de segurança mantendo os ocupantes colados aos assentos e recolhia o volante da frente do condutor.


1995 - Controlo Electronico de estabilidade
Inventado pela BOSH para controlar os movimentos erraticos do automovel e foi estreado nos Mercedes Serie S e BMW serie 7.


1998 - Cruise control adaptativo
Foi o Mercedes Serie S que trouxe o Distronic - um sistema que usa um radar para


2003 - Avisador de saida de faixa
O "Honda intelligent driver support" era um sistema disponivel no Honda Accord (apenas vendido no Japão) permitia não só manter a distancia ao automovel à sua frente mas tambem manter o carro dentro das marcações da faixa.


2006 - Capot flip-up
Este é um sistema pouco adoptado e que acho que teria efeitos positivos - ao atropelar um peão este é muitas vezes projectado por cima do automovel. Este sistema levanta o capot o suficiente para que o peão não seja projectado.

0 comentários: