Nissan Leaf deixa condutores apeados

O Nissan Leaf já rola nos EUA e já era tempo de surgirem os primeiros problemas e descontentamentos entre alguns dos compradores do eléctrico da Nissan, e claro, surgirem os incondicionais do eléctrico a defenderem a menina dos seus olhos. Algum tempo no fórum MyNissanLeaf permite ler algumas experiências curiosas - por exemplo, um leitor diz que o seu Leaf passou de uma autonomia de 17 milhas (27 km) para 0 em apenas 5 milhas (8 km).
Existem várias queixas mas a mais interessante envolve o sistema de avisos da carga da bateria - este sistema é suposto calcular e informar regularmente o condutor de forma visual e sonora da autonomia restante: o problema é que muitos condutores queixam-se que este sistema não é muito fiavel e de um momento para o outro ficam pelo caminho sem pré-aviso. Citando um membro do forum que parece ser o primeiro proprietário de um Leaf a ficar pelo caminho: "Went from 17 to turtle to dead in about 5 miles. 2.3 miles from dealer. 4.2 miles from home. Part of me is amused that I may go down in history as the first dumbass to drive the car into submission. But I am slightly shaky and upset as I thought there should have been no problem getting home." Ou seja, passou de uma autonomia de 17 milhas para nenhuma em 5 milhas.
Outro membro queixava-se que ficou pelo caminho num percurso de 15 milhas (24 km) quando o Leaf dizia ter bateria para 26 milhas (41,8km).
A Nissan sempre disse que a autonomia depende do condutor, mas tambem disse que o Leaf conseguia fazer 138 milhas (222 km - curiosamente na Europa dizem 160km mas tá bem) com uma carga completa e em média um condutor citadino deveria conseguir 100 milhas (160km - este valor já soa familiar). Mas a Environmental Protection Agency americana diz que o alcance é na verdade 73 milhas (117 km) e segundo o forum MyNissanLeaf anda entre 60 a 80 milhas.

Alguns leitores do forum não estão contentes, como este:
"To be honest, I'm OK with 50 miles, especially since I get more like 70 when I'm off the highway. But I'm not OK with Nissan's overblown estimates that they are passing through their naive sales people in order to sell more cars. They HAVE people lined up to buy this car — by overselling this, they are risking severe backlash once buyers realize that they have paid 40K for a car that goes 50 miles, instead of 100...My wife has a 50 mile commute that is too risky to do on an 80 percent charge. Again, real range estimates from Nissan would have made me think twice."

Há outro pormenor interessante - a autonomia de 138 milhas é calculada com uma carga completa, mas só é possivel usar 80% da bateria - para proteger a bateria o Leaf não deixa usar 100% da carga disponivel.
A natureza pode tambem não ajudar - é que o Leaf esta a ser entregue no inverno e as baterias do Leaf podem ser refrigeradas para evitar que entrem em combustão expontanea mas não são aquecidas, logo quando a temperatura é baixa a performance da bateria é menor - se bem que isso não explica os repentinos cortes de corrente.
A Nissan diz que estes episodios de queda abrupta de autonomia são apenas pontuais e isolados.

Fica abaixo o video de uma reporter que fez um test-drive a um Nissan Leaf e acabou por ficar pelo caminho.

11 comentários:

  • Anónimo says:
    20 de março de 2011 às 21:54

    Chega de petroleo...

  • Anónimo says:
    21 de março de 2011 às 01:36

    carrinhos a pilhas só aqueles dos putos...que estes dos "crescidos" ainda são uma miragem em consumos e preço.

    Se não dessem barraca é que era de estranhar....



    HC

  • Nelson Cruz says:
    21 de março de 2011 às 02:03

    Quer-me parecer que o tipo que progamou o cálculo do tempo para finalizar uma cópia de um ficheiro no Windows foi trabalhar para a Nissan! Acho que isso explicaria muita coisa...

    Lembras-te daquelas previsões tipo "3 minutos para terminar... 45min para terminar... 10segundos... já tá!"? :)

    Aquilo está claramente a precisar de uns ajustes. Mas também era de esperar alguns problemas nos primeiros carros, não?

    O melhor será o pessoal prevenir-se e não fazer grandes percursos até haver bastantes postos de carregamento. Ou então apostar antes num hibrido plug-in ou coisa do género...

  • Anónimo says:
    21 de março de 2011 às 11:12

    Não vale a pena insistir em carros só eléctricos, só se evoluírem muito as baterias, os híbridos sim é o futuro, primeiro os gasolina/gasóleo e depois a hidrogénio que tem verdadeiras autonomias, com mais de 300 km. Veja-se o classe B da mercedez, ou o honda.

  • Turbo-lento says:
    21 de março de 2011 às 16:46

    Bem fisgada essa da Microsoft...só tu Nelson.

    Se há uma regra da engenharia é que quando se constroi uma maquina para fazer/ser 2 coisas nunca faz uma bem. OS hibridos não são nem bons carros electricos nem bons carros classicos - não é o melhor de 2 mundos mas sim o mediano de ambos. Já conduzi o Prius 2 e um Insight e posso dizer que é verdade.

    Estes problemas demonstram os primeiros casos dos consumidores a sairem do marketing verde dos construtores para a realidade. Vi muitos comentários de que as pessoas tem que alterar a forma de condução para conduzir veiculos electricos - isso pode funcionar para algumas pessoas mas para a maioria de nós a forma de condução é ditada por factores fora do nosso controlo. Um pouco como ouvir os médicos a dizerem que temos que comer melhor e mais devagar - quem tem tempo para isso?

  • Adriano Costa says:
    24 de agosto de 2011 às 01:58

    É verdade que o Leaf tem um pequeno motor a combustão para o caso de faltar a bateria ???

  • Adriano Costa says:
    24 de agosto de 2011 às 02:03

    Numa viatura a combustão se falhar a bateria, a assistencia em viagem ou a assistencia ACP resolve substituindo a bateria. No Leaf também está prevista esta facilidade??? Ou tem que se chamar o reboque assumindo todas as despesas daí resultantes ?!?!?!

  • Nelson Cruz says:
    24 de agosto de 2011 às 15:58

    Adriano, não o Leaf não tem motor de combustão. É eléctrico puro. O Opel Ampera é q tem.

    E que eu saiba também não dá para trocar a bateria. Nos EUA já li que a Nissan oferece um serviço de reboque a quem ficar parado na estrada. Cá em Portugal não sei.

  • Turbo-lento says:
    25 de agosto de 2011 às 01:20

    Façam como eu, e passo a publicidade porque não nos pagam para isso, mas vale a pena ser sócio do ACP - tens direito a 2 reboques gratis por ano.
    Não sei se em Portugal vamos ter o tal reboque ou até as viaturas de recarregamento rapido que vão ter com os Leaf descarregados e carregam-nos na hora.
    Esta aí uma possibilidade de negocio no futuro.

    Mas tambem é necessário completar este post - a Nissan actualizou recentemente o Leaf e os novos modelos já tem um sistema de aquecimento da bateria (o 1º modelo só tinha sistema de refrigeração) algo que vai melhorar a autonomia dos Leaf nos climas mais frios

  • Pedro says:
    27 de fevereiro de 2016 às 18:13

    Tenho um Nissan Leaf desde 2013 e nunca tive um único problema com o carro. Pelo contrário, a minha mulher teve no seu com problemas de emissões de CO2 elevadas ao ponto de reprovar 3 vezes na inspeção, um audi A4...

  • Turbo-lento says:
    29 de fevereiro de 2016 às 10:48

    Com o meu Twizy já fiquei apeado 2 vezes mas foi culpa do aselha do condutor - eu. Inicialmente, e foi algo que critiquei, as marcas anunciavam as autonomias dos circuitos de homologação mesmo conscientes de que eram irrealistas. Da mesma forma que aplaudi a renault quando começou a dizer (creio que foi Goshn logo na apresentação do ZOE) que ele tinha X quilómetros de autonomia mas no mundo real fazia Y quilómetros.

    Espero que não lhe aconteça a mesma coisa que aconteceu a mim - fui mandado parar por uma operação stop e veio-me um senhor perguntar onde era o deposito para ver se eu estava a usar gasóleo agrícola...