A fazer antes de morrer

Se há algo que tenho martelado ao longo do tempo é que o mundo dos automóveis não é só acerca das maquinas, são também as pessoas e os eventos que rodeiam o automóvel e mobilizam os fãs. E desde cedo assinalei alguns destes eventos como especiais, eventos globais que sejam especiais a todos os amantes do auomovel, e como tal merecem presença naquela secção "a fazer pelo menos uma vez" na minha vida. Esta é a nossa lista, mas se tiver outras sugestões para enriquecer a nossa lista deixem-nas nos comentários.

Rally de Monte Carlo
O Rallie de Monte Carlo é um dos rallies mais famosos do mundo, juntamente com o extinto rallie safari, coloca à prova as máquinas e pilotos numa das mais duras provas do campeonato. Famoso pela passagem pelo Col de Turini, uma das especiais de rallie mais famosas do mundo - esta etapa vai de La Bollène-Vésubie a Sospel (ou vice versa) e decorre em estradas de montanha com bastantes curvas apertadas. Para ajudar a festa costuma haver neve e gelo em quantidade que os espectadores costuma atirar para a estrada.
O Turini é mais espectacular à noite, também conhecida pela noite das facas compridas devido aos faróis que os carros de rallie usam nesta especial


24 Horas de Le Mans
Todos os Verões, no 2º fim de semana do mês de Junho, a cidade de Le Mans transforma-se no centro do mundo automóvel, onde construtores vêem provar que conseguem chegar ao fim de uma das provas mais desgastantes do mundo. É uma corrida, é um festival, durante 24 horas todo o mundo gira em torno de Le Mans. Só isso vale a pena lá estar.


Rampa de Pikes Peak
Conhecida como a "Corrida até às nuvens", os seus números impressionam tanto quanto os do Nurburgring: 156 curvas, 12.5 milhas, estrada de terra, gravilha e "algum" alcatrão a percorrer de automóvel o mais depressa possível sem cair pelos penhascos que rodeiam a estrada. Todos os anos, cerca de 200 pilotos alguns em máquinas bastante extremas fazem esta rampa...com muita cerveja para ajudar a engolir o pó! Até trás lágrimas aos olhos...


Gumball 3000
O Gumball é a corrida que os fãs dos automóveis odeiam, mas sinceramente isso é porque na verdade gostávamos era de participar...quem não gostaria? Só a inscrição são 35,000 euros para 2 pessoas e carro. Seguem-se 3.000 milhas de rally em estradas publicas com a policia a perna e muitas festas pelo meio. Super-carros, super-ricos e super-modelos...quem quer vir?


Bathurst 1000
Como Richard Hammond descreve "é um campo onde fãs da Ford e Holden se juntam para beber cerveja e cenas de pancadaria e entre as entradas e saídas das ambulâncias uma corrida arranca". Uma batalha épica entre Holden e Fords a cuspirem fogo dos V8 e fãs a cuspirem sangue num circuito que muitos classificam como mais louco e extremo que o Nurburgring. Tem um desnível de 174 metros na vertical com curvas infernais e o ocasional canguru a querer intrometer-se com os montros de 650 cavalos.


Paris-Dakar
Muitos podem achar estranho apreciar ficar no meio do deserto a suar, para ser coberto por pó numa zona do mundo onde a casa de banho é comum e não há agua corrente...eu sei, eu estive lá. Isto para não falar do facto que já não começa em Paris ou acaba em Dakar ou nesses continentes. Estamos a falar de uma das provas mais duras e brutais em que os pilotos sejam pobres ou ricos dormem nas mesmas tendas ou nos seus veículos.


Touge drifting
Para os fãs do drifting, este é o Genesis, o local onde nasceu o drifting. Foram nas "Touge battles" em que o Toyota AE86 e o Nissan Skyline ganharam as suas divisas e conquistaram o coração e mentes de todos os fãs dos automóvel. Jovens (e loucos) japoneses levavam os seus carros a meio da noite para as montanhas a ver quem conseguia colocar a traseira mais de fora. É ilegal mas é a melhor forma de morrer - sair da estrada para um precipício de traseira num Skyline em chamas....São Pedro, já vou a caminho


Mille Miglia
Em 1982 as Mille Miglia foram retomadas como um rallie de estrada para os ricos e famosos com vontade de viverem o seu sonho de serem...Stirling Moss, calculo. Como o nome diz, este evento percorre 1.000 milhas de estradas italianas mas agora é uma prova de regularidade e não de velocidade como no passado com maquinas simplesmente maravilhosas. Basicamente é a Gumball 3000 para os mais velhos.


Grande Prémio do Monaco
O maior circo automobilistico do mundo, onde todos sonhamos ser o milionário deitado no seu iate a ver o Grande Prémio enquanto somos massajados por belas modelos...ok, é sonhar muito mas podemos comprar um bilhete e dizer que fomos ao melhor GP do mundo.


Goodwood Revival
O Goodwood Revival é um festival de 3 dias que decorre em Setembro dedicado a automóveis e motos que correram no circuito entre 1948 e 1966, num circuito clássico. Temos automóveis de grande prémio dos anos 50 e 60, GT's e desportivos, conduzidos por nomes famosos como Stirling Moss, John Surtees, Sir Jack Brabham, Phil Hill, Derek Bell, David Coulthard, Damon Hill, Gerhard Berger, Bobby Rahal, Johnny Herbert, Wayne Gardner, Giacomo Agostini entre outros.
Para ajudar ao "ambiente", automóveis modernos são proibidos durante o fim de semana, muitos visitantes envergam roupas do período histórico e são montados vários cenários da altura que incluem até aviões. Viagem no tempo à época dourada do desporto automóvel.



Carrera Panamericana
A Carrera Panamericana era uma corrida que decorria nas estradas abertas do México, muito semelhante às Mille Miglia e à Targa Florio italiana, entre 1950 a 1955. Foi considerada uma das provas automobilisticas mais perigosas do mundo. Foi recuperada actualmente como prova de clássicos onde podemos ver muitas das estrelas do passado a abrirem por mais de 3.000km de bela paisagem mexicana.


Museu Henry Ford
O Museu Henry Ford e a aldeia Greenfield são um tributo ao homem e a sua paixão pelos automóveis e pela sua terra.


Musee Nationale de l'automobile Mulhouse
Uma colecção de mais de 200 automóveis desde o primeiro automóvel até aos anos 70. Esta coleção dos irmãos Schlumpf é uma das maiores do mundo e inclui um grande número de Bugattis - para os apreciadores da elegância.


Salão Automovel de Genebra
O maior e mais importante salão automovel do mundo - curioso que decorre num pais que odeia o automovel, mas todos os anos as novidades estão lá bem como os olhos do mundo.


Musee Automobile de la Sarthe Lemans
Paragem obrigatória para os que vibram com as corridas de endurance.


Hershey Autojumble
Decorre todos os anos nas redondezas do fabricante de chocolates, esta é a maior feira de peças de clássicos (os auto-picnic), automóveis e exposição de vários clássicos das estradas.


Salão Automóvel de Essen
A versão europeia do SEMA decorre anualmente em Essen dedicada ao tuning e personalização automóvel.


Museu Mercedes
O Mercedes-Benz Welt tem cerca de 16.500 metrpos quadrados de exposição com cerca de 160 veiculos mas alguns datam dos primeiros dias do automovel. Não é só automoveis, é também historia.


Museu Porsche
Localizado em Estugarda, o museu da Porsche é uma paragem obrigatória para o fã do automovel, mesmo que não seja fã da Porsche. Tem umá área de 5.600 metros quadrados com muitos automoveis raros e/ou históricos - trata-se de uma exposição rotativa com base nos mais de 300 automoveis restaurados muitos deles prontos para se fazerem à estrada.

6 comentários:

  • Manel says:
    4 de fevereiro de 2011 às 14:24

    Acho que falta mesmo só o Nurburgring...
    De resto bora lá.
    Antes dos 50

  • Tiago says:
    4 de fevereiro de 2011 às 15:14

    só falta um, museu Ferrari, se vamos a museus germânicos, obrigatoriamente não podemos esquecer os italianos... digo o da Ferrari apenas por ser o mais significativo dos italianos, mas para qualquer fan de automóveis uma visita a modena e redondezas é obrigatório, ferrari e lamborghini juntamente com varias "carroçadoras" históricas vivem para esses lados e se gostarem de duas rodas, mv augusta, ducati e bimota podem ser também facilmente encontradas nessa parte de Italia...

    ps: se resolverem passar por la, cuidado, a ferrari e as varias marcas de motas testam os seus modelos nas estradas ditas normais...

  • Manel says:
    4 de fevereiro de 2011 às 18:22

    Por causa desses testes nas estradas italianas é que a probabilidade de se ser atropelado em Sant'Agata Bolognese e de 1/100. A probabilidade de se ser atropelado por um Lamborghini em Sant'Agata é 1/9.

    Viva!!!

  • diogo says:
    4 de fevereiro de 2011 às 18:24

    Gostei muito, belíssimas propostas!

    Concordo com a sugestão do Tiago do Modena Tour. Lindo com certeza.

    Tive a felicidade de ir algumas vezes às 24h de Le Mans e aconselho vivamente. Grande ambiente!

    Acrescento uma proposta, um sonho meu. Levar os amigos ao Ascari Race Resort! Bela pista, grandes máquinas, Sul de Espanha e outras actividades.

  • diogo says:
    4 de fevereiro de 2011 às 18:28

    Ah, sim! O Manel tem razão, falta o Nurburg!!!

  • Turbo-lento says:
    8 de fevereiro de 2011 às 11:13

    Os problemas de atropelamentos melhoraram bastante desde que a VW tomou conta da Lambo e a maioria dos testes é feita agora em pistas privadas da VW.

    Eu ia por o museu da Alfa Romeo que do ponto de vista historico é mais importante que o da Ferrari mas um colega que já la foi diz que o museu apesar de ter muitos veiculos é muito pobre. Os museus alemães são verdadeiras belezas de arquitectura e não estaticos - se visitar o museu da Porsche 2 vezes com a diferença de 1 ano metade do museu já mudou.

    E falta mesmo o Ring - a actualizar em breve.