Porsche 918 RSR

Eis a surpresa que a Porsche anunciava para Detroit: o Porsche 918 RSR, versão desportiva do Porsche 918. Os comuns dos mortais com dinheiro terão de esperar por 2013 para comprarem o 918, mas vamos poder ver em breve este Porsche 918 RSR nas pistas já que vai participar nas proximas 24 Horas de Nürburgring nos dias 25 e 26 de Junho. É o que resulta do cruzamento entre o Porsche 911 GT3 R Hybrid e o Porsche 918 Spyder..e só posso dizer Uau!

Podemos ver os mesmos farois e o perfil que o Porsche 918 Spyder apresentado em Genebra, mas com apendices aerodinamicos e um tecto rigido. Para os curiosos o número 22 é o mesmo usado pelo Porsche 917 que venceu Le Mans em 1971.
Continua a ser um hibrido - o V8 atmosférico com injeção directa de 563 cavalos esta em posição central traseira com um novo sistema electrico: o 918 Spyder tinha uma bateria de litio que desaparece no 918 RSR sendo substituido pelo volante de inercia do 911 GT3 R Hybrid. Visivel ao lado do condutor este sistema é capaz de acrescentar mais 204 cavalos para um total de 767 cavalos!
Os motores electricos alimentam as rodas dianteiras, fazendo este 918 um tracção integral. A caixa de velocidades é a mesma usada no prototipo RS Spyder.

Videos

6 comentários:

  • Manel says:
    12 de janeiro de 2011 às 14:25

    Correndo o risco de ser a voz destoante de todos os outros (então cá em casa ui...) isto não é um Porsche. É muito bonito, deve ser uma bomba do caraças, mas Porsche que é Porsche funciona a gasolina e SÓ gasolina.
    Esta história dos hibridos já começa a enjoar. Porque e que as marcas premium não fazem como a Bentley que desliga cilindros ou como a Lamborghini que tornou os carros mais leves para consumirem menos. É que assim afastam os puristas. Pelo menos no caso da Porsche...

  • Diogo says:
    12 de janeiro de 2011 às 18:06

    Compreendo o teu ponto de vista mas não concordo. Sou Porschista, o que daria para gostar, ou para odiar estas inovações se me armasse em 'purista'.

    Repara que isto é um híbrido de competição, não tem nada a ver com a solução do 918 Spyder, de 'ligar à corrente' e com bateria.
    Deriva do sistema KERS da F1 2009, que vai regressar. Aliás a Porsche desenvolveu isto a partir do sistema da Williams F1.

    Assim tens como que um 'turbo-boost' à borla, aproveitando a energia desperdiçada, o que acho excelente! O que se perde em peso e complexidade (menos que com uma bateria) ganha-se, teoricamente, com a energia recuperada.
    Por exemplo, mesmo quando se opta por um V12 6.0 em vez de um V8 5.0, a potência extra é parcialmente anulada pelo peso, sem falar do consumo.

    Aqui tens mais potência com menos consumo. Desligando os cilindros, menos consumo mas com menos CV...

    Em paralelo, a Porsche também combate muito o peso. Mas fazer tudo em carbono só vale para preços de Lamborghini... ou de Carrera GT!

  • Besedaeste says:
    13 de janeiro de 2011 às 00:33

    "Porsche que é Porsche funciona a gasolina e SÓ gasolina"? Manel, deves de estar a brincar, não? Porsche que é Porsche inova sempre que possa, usando as novas tecnologias para melhorar os seus produtos, isso sim. Há uns anos atrás, quando se inventou o cinto de segurança, também ninguém gostava e acabou por ser fundamental. Com os combustíveis passa-se o mesmo... Imagino então que se te dessem um Cayenne diesel, o recusavas porque funciona a gasóil... :-)

  • Manel says:
    13 de janeiro de 2011 às 01:04

    Peço imensa desculpa meus caros mas mantenho a minha ideia.
    Diogo não nego que sim senhor este Porsche seja uma inovação tecnológica, e que sim senhor é um bom sistema. E que provavelmente vai ser um Ás nas pistas. Mas ser híbrido troca-me todo. Percebo que é o futuro mas mesmo assim...
    Besedaeste concordo inteiramente contigo. A Porsche deve inovar sempre que possa. E com novas tecnologias sim. Mas isto não. Arranjem maneira de por os carros a consumirem menos. Lembrei me agora do sistema Diesotto da Mercedes. Seria uma boa ideia.
    Quanto a Cayenne diesel já tive a oportunidade de experimentar uma e não gostei. Primeiro porque lá esta é a gasóleo, porque o banco de motores do Grupo Volkswagen tem muitos motores a gasóleo melhores e finalmente porque apesar dos 240 cv e dos consumos de 10 aos 100 achei que podia ter um bocadinho mais de potencia. Nem que fossem mais 40 cv já iria fazer uma grande diferença.

    Eu percebo os vosso pontos de vista. Só discordo deles.

  • Turbo-lento says:
    17 de janeiro de 2011 às 00:42

    Desculpem só agora comentar mas tambem tenho os meus 5 tostoes para dar a discussão.
    E curiosamente, concordo com todos vós.
    O hibrido é um atalho, já que o electrico ainda não funciona, meio electrico é melhor que nenhum electrico...
    Salvar o mundo num super-carro é idiotico - se quer reduzir as suas emissões ande a pé e coma menos feijão. mas há outra ponto de vista - a performance. o motor electrico tem a vantagem de ter o binario maximo logo disponivel e num arranjo como este permite tracção integral sem ter diferenciais e eixos de transmissão.
    O hibrido pode não salvar o ambiente, mas pode vir a tornar a competição ainda mais intensa.

  • Besedaeste says:
    17 de janeiro de 2011 às 13:00

    Claro que para os "Porschistas", é difícil de entender certas orientaçoes da sua marca preferida. Compreendo que não gostem das opções da Porsche em apostar no gasóleo e em soluções híbridas, mas o futuro passa necessariamente por novos combustíveis, seja ainda à base de hidrocarbonetos, seja outro qualquer ingrediente terrestre :-).
    Sempre é preferível a Porsche enfrentar esta necessidade de acompanhar os novos tempos do que perder o comboio das novas tecnologias... (ok, é muito blá blá teórico, admito, também gosto mais do som de um Carrera 4S a rasgar pano na Circunvalação a gasolina do que um Cayenne a diesel, mas... até a GPL marchava...:-)