Motor Wenkel - Renesis, da Mazda

No seguimento do post do Audi A1 e-Tron, deixo-vos um video sobre este motor, presente no Mazda RX8. O motor Wankel é um tipo de motor de combustão interna, inventado por Felix Wankel, que utiliza rotores com formato semelhante ao de um triângulo em vez dos pistões dos motores de combustão interna actuais.






Diferentemente dos motores com cilindro e pistão, o motor Wankel não utiliza o princípio da biela e cambota. Este motor não produz nenhum movimento alternativo, por isso tem um funcionamento mais suave, com menos atrito, menos vibração e mais silencioso. O conjunto inclui também um número reduzido de peças. Estas vantagens tornam-no numa opção/solução técnica atraente que poderá encontrar uma vasta gama de aplicações. As maiores dificuldades quanto à sua aplicação em larga escala é a vedação interna entre as câmaras, a baixa duração e alto consumo de combustível, porém vem sendo aprimorado devido aos recursos do controle eletrónico e novas tecnologias de produção.




Fonte e parte do texto: Wikipedia.

5 comentários:

  • ~Humberto~ says:
    19 de novembro de 2010 às 10:56

    Este é o tipo de artigos que prefiro. Não são muito frequentes mas de vez em quando lá aparecem.
    Podem não ser muito pormenorizados mas também não precisam de o ser, afinal para alguma coisa inventaram o google.

    Por muito bom que seja saber das novidades quase diárias do mundo automóvel... na minha opinião, não há nada como descobrir a tecnologia utilizada (neste caso) nos automóveis, descobrir o que não se vê, o que nem se sabia que existia ou como era feito!

    Seja o assunto motores ou qualquer outro assunto relacionado a verdade é que há muito para aprender bastando para isso apenas haver curiosidade.

  • Anónimo says:
    19 de novembro de 2010 às 12:18

    Por acaso sendo um leigo em mecânica, já sabia da existência deste motor, que é um revolução, mas mesmo assim acho excelente artigo, e já agora a gasolina não existe marcas melhores do que japoneses. E até a gasóleo, com a izuso.

  • Besedaeste says:
    19 de novembro de 2010 às 14:10

    Obrigado Humberto pelas tuas palavras. O objectivo é mesmo esse, dar a conhecer a tecnologia por trás do que usámos no nosso dia-a-dia. Não precisa de ser muito exaustivo, para não cansar, mas dar conhecimento. Até porque quem quiser saber mais a fundo, pode visitar o Google, Wikipedia, etc e fica a saber em pormenor mais detalhes sobre o tema em questão. Estas notícias são mais "lembretes"... :-) Thanks.

  • ~Humberto~ says:
    22 de novembro de 2010 às 10:20

    Besedaeste, não é necessário agradecimento. Seja como for o propósito maior era dar um pequeno incentivo para que mais artigos deste tipo fossem publicados. ;-)


    Já agora, sexta-feira dia 19, enviei 3 comentários mas apenas 2 parecem ter chegado ao destino... não cumpri alguma regra de envio de comentários para o blogue ou foi mesmo um qualquer erro de envio da minha parte a que terei de prestar atenção e que impediu que o comentário sequer chegasse ao destino?

  • Turbo-lento says:
    22 de novembro de 2010 às 15:28

    Parabens Besa pelo artigo e esperemos que seja o 1º de muitos. Claro que o estilo e conteudo dos artigos tende a ser caracteristico de cada um, vamos lá ver o que vira a seguir.

    Sobre os comentários, postamos tudo mesmo quando são comentarios menos agradaveis desde que não sejam ofensivos aos leitores ou ao blog. dito isto, já não é primeiro comentario que é apanhado pelo filtro do blogger como spam e infelizmente é algo do blogger que nos ultrapassa - já mandei varios emails a equipa de desenvolvimento vamos la ver se eles afinam.