Jaguar CX-75 mais em detalhe

Este concept fabuloso da Jaguar tem espantado o mundo automóvel pela solução tecnológica de propulsão. Aqui ficam mais umas noções de como funciona.



Com uma carroçaria de alumínio e equipado com 4 motores eléctricos e gás, este CX-75 reflecte o rumo da Jaguar perante os desafios energéticos do futuro. Cada um dos motores eléctricos está instalado em cada uma das rodas gerando ao todo 789cv de potência. Consegue percorrer 109 kms usando apenas as baterias de íons de lítio.


Para recarregá-las, são necessárias 6 horas, ligadas a uma tomada doméstica. Contudo, a autonomia pode chegar aos 900km usando as turbinas a gás, que têm como função gerar electricidade para abastecer as baterias, substituindo a tomada lá de casa (Range Extended Use), que o condutor pode usar ou não, mas para tal fica limitado na autonomia apenas eléctrica.


Vantagens (entre outras que certamente advirão à medida que vamos descobrindo mais sobre este sistema): peso reduzido face a um motor de combustão interna tradicional, menos componentes móveis, não sendo necessária o complexo sistema de refrigeração a ar ou óleo de outros sistemas. As turbinas pesam 35kg e estão instaladas posteriormente. Estas turbinas a gás geram 28 gramas de CO2 por cada 100 km percorridos, ou seja, muito muito muito pouco, facto conseguido também pelo excelente coeficiente aerodinâmico de 0.32, índice extremamente baixo. Um difusor móvel instalado na parte traseira direciona os gases de escape para as turbinas, permitindo o seu reaproveitamento.



Já frente, a enorme entrada de ar carro canaliza o ar para a parte inferior do chassis gerando uma forma de sustentação negativa, downforce, capaz de o atrair para o chão. É uma espécie de força de gravidade extra.



E eis que me surge uma dúvida: Estará este Jaguar CX-75 proibido de entrar em parques subterrâneos? No fundo, trata-se de um GPL... Ou não?!?!

0 comentários: