Trivialidades de 4 rodas

Edição "Ficar acordado"


Levante a mão aquele que em longas viagens, particularmente nas auto-estradas, sentiu a sonolencia a crescer. Pois hoje vamos ver algumas ajudas para combater a sonolencia e manter acordado ao volante.

O principal ingrediente/estimulante legal é a cafeina - que até 200mg de cafeina por dia é saudavel. Mas onde encontrá-la e qual a melhor fonte?

Café - 200ml tem 80mg da cafeina
Red Bull - 250ml tem 80mg da cafeina
Colas - 1 copo tem 7 a 43mg da cafeina
Chá - 200ml tem 40mg da cafeina
Chocolate - 50 gramas tem 6 a 21mg de cafeina

O chocolate com elevado teor de cacau tem um extra - inclui teobromina (outro estimulante) e seratonina que dá aquela sensação de "sentir bem".

Mas a forma mais saudavel é uma meia de leite - recebe a dose da cafeina do café e energia e calcio do leite sem os problemas das bebidas gasosas.

4 comentários:

  • Zé Miguel says:
    23 de agosto de 2010 às 10:24

    Experimenta comer uns rebuçados! ;)

    Quando estou mesmo com muito sono compro, enquanto estou a comer não sinto sono.

  • Turbo-lento says:
    23 de agosto de 2010 às 15:44

    Rebuçados fornecem apenas açucar que dá energia mas não elimina a sonolência. Tem o problema adicional de ser mau para as cáries e para a linha.

  • Joana says:
    24 de agosto de 2010 às 14:16

    Maça ;)
    ja li na net alguma vezes que a maça tira o sono melhor do que o cafe...
    até ha estudos em que comprovam que o café nao tira o sono, apenas vicia, e estes viciados (e eu que o diga..xD) ao ingerir cafeina ficam mais despertados porque saem da "ressaca".

    http://www.ionline.pt/conteudo/63410-estudo-quem-disse-que-um-cafe-ajuda-acordar-manha

  • Turbo-lento says:
    24 de agosto de 2010 às 14:59

    Maçãs, bem como outros frutos, tambem fornecem açucares que dão energia - tal como os rebuçados, com a diferença de fazerem menos mal.
    A cafeina é um estimulante que "adia" a fatiga. Dai a recomendação da meia-de-leite: tem cafeina e energia do açucar do leite.

    Falando em maçãs: quando se come algo muito picante deve-se morder uma maçã. Não se deve beber água porque não faz efeito imediato (é preciso beber muita). Maça corta logo o picante. E não é um mito, experimentei esse truque depois de morder uma cabeça de alho crua...