SARTRE ao volante

Um novo projecto financiado pela União Europeia promete revolucionar (e aborrecer) a condução - chamado SARTRE (SAfe Road TRains for the Environment) pretende desenvolver e testar tecnologia que permitira que automóveis possam conduzir sozinhos nas auto estradas em longos comboios, melhorando o tráfego, tempo de viagem, reduzir acidentes e claro, menos emissões.


Em resumo, ao entrar numa auto-estrada iríamos encontrar um determinado número de automóveis a seguirem a poucos centímetros uns dos outros em formação apertada todos à mesma velocidades e os condutores poderiam desfrutar de um livro, jornal ou ver televisão enquanto o automóvel segue sozinho.


Estes sistemas de condução autónoma permitiriam que os automóveis controlem a aceleração, travagem e direcção. Esperam ter os primeiros protótipos na estrada em 2011. Este terão um sistema de navegação e um sistema receptor/transmissor que comunicaria com o carro que iria à frente. Como este sistema seria instalado no automóvel, não depende ou existiria necessidade de alterar a rede viária.


Para cada "comboio de estrada" existiria um carro líder que é conduzido de forma clássica, ou seja, por um humano conhecedor da estrada (um táxi, autocarro ou camião). E cada comboio de estrada teria 6 a 8 veículos.
O condutor de cada carro recuperaria o controlo do seu carro quando se aproxima-se da sua saída e o carro atrás de si aproxima-se do comboio e segue viagem.


Os defensores desta ideia dizem que estes "comboios" seriam mais seguros, e como cada carro teria que fazer menos esforço aerodinamico as emissões seriam menores. A medida que os vários carros se encontram, o sistema de navegação de cada carro tomaria o controlo até que cada carro chegasse ao seu destino.Pessoalmente digo...NEM PENSEM!

5 comentários:

  • Unknown says:
    11 de novembro de 2009 às 13:11

    Humm.. estranha coisa esta

    Só entra no comboio quem quer? ou somos obrigados a entrar?

    Não me importo de entrar no comboio e relaxar na viagem desde que tenha a opção de sair do comboio quando me apetecer e não só quando tiver de sair da autoestrada...

    cmp

  • Turbo-lento says:
    11 de novembro de 2009 às 16:43

    isto esta no inicio, mas calculo que quando te aproximas de um comboio já estabelecido, és "convidado a entrar" e segues até ao destino que tu queres ir, provavelmente apertando algum botão. Preocupa-me é que tem que haver um "lider" supostamente conhecedor da estrada, mas como escolher o lider? e so ele acabar por ser um transloucado que vai apertar o travão repentinamente sem aviso e estampar toda a gente...

  • Zé Miguel says:
    11 de novembro de 2009 às 16:52

    O camião à frente despista-se e vai toda a gente para fora da estrada LOL!!!! Quanto ao perigo de se bater no carro da frente, só se os nossos travões forem mais fracos que o que vai à nossa frente.

  • Lust Dj says:
    11 de novembro de 2009 às 16:53

    e se o lider se despista?se adormece? mas estão doidos? e uma gajo tem que ir a 100 ou a 80 consoante o gajo que conduz?

    ainda por cima eles já se acham os donos da estrada com isto então...nem imagino.
    já tou mm a a ver um gajo sair do "comboio" e o camionista começar logo a barafustar....via ser bonito sim.

    para mim esta ideia peregrina é uma diarreia mental como parece estar apresentada.


    mas isto sou eu que penso assim

  • anarquista_duval says:
    12 de novembro de 2009 às 00:27

    Eu já há uns tempos tive uma ideia parecida, mas aplicada unicamente a comboios de camiões, que acho que é onde faz mais sentido: à partida, são condutores profissionais e com formação (obrigatória dentro em breve).

    No caso dos ligeiros, é difícil funcionar, até pk por vezes ir colado ao carro da frente pode não trazer grandes benefícios em termos aerodinâmicos e seria necessário haver sistemas de travagem electrónicos, coisa que não existe na maioria do carros (classe E anterior tinha,mas deu barraca), ao contrário dos pesados.