Polémica decisão da GM em manter Opel


A decisão da GM não vender a Opel à Magna criou um clima de revolta e desconfiança do lado do governo alemão e dos cerca de 50 000 trabalhadores que a Opel/Vauxhall possui na Europa, sendo que metade na Alemanha. Com esta notícia, a Magna e o governo britânico aceitaram a decisão da GM e mantêm o apoio ao grupo. O governo alemão é que não achou piada e a chanceler Angela Merkel já avisou a GM que tem até ao fim de Novembro para reembolsar os 1.5 mil milhões de euros investidos para ajudar a recuperar a Opel e manter os postos de trabalho.
Com isto já 17 000 trabalhadores se manifestaram em frente a várias fábricas alemãs da Opel, contra a decisão da General Motors em não vender a marca. O que é certo é o despedimento de 10 000 trabalhadores para a redução de custos do grupo, o que era certo mesmo com a venda da Opel.
Em seguimento, o chefe da divisão europeia da General Motors, Carl-Peter Forster, segundo fontes da imprensa alemã, irá deixar o grupo. Esta saída é motivada pela notícia de que a Opel/Vauxhall não será vendida, visto que Forster apoiava o negócio entre a GM e a Magna. Assim Nick Reilly, chefe das suas operações internacionais, irá ocupar o lugar de Forster.

4 comentários:

  • Turbo-lento says:
    8 de novembro de 2009 às 09:43

    pergunta - será que a Ford vai fazer o mesmo com a venda da Volvo?

  • Ribeiroplace says:
    8 de novembro de 2009 às 19:19

    Também pensei nisso, mas neste caso até ficava aliviado caso a Volvo não fosse para os chineses, acho que a Ford só tem a ganhar com a Volvo ou caso a venda que seja à Volvo Trucks Sueca.

  • Turbo-lento says:
    9 de novembro de 2009 às 10:00

    Ou será que a Ford vai tentar convencer a Magna a ficar com a Volvo?

  • Ribeiroplace says:
    9 de novembro de 2009 às 12:20

    Hum.. não me parece