Jeremy Clarkson e o Discovery 4

Eu não entendo o Land Rover Discovery. É como o torque, a eletricidade e Peter Mandelson. Sabemos que existe e sabemos o que faz. Mas não é facil explicar. Antigamente fazia sentido. Havia um buraco enorme entre o utilitário Defender “traga-seus-protetores-de-ouvido” e o Range Rover, que estavam todos rodando em Surrey, com seus tapetes estilosos e assentos cobertos com pele de vaca. Em outras palavras, não havia um modelo para o homem do campo na linha da Land Rover, aquele que queria um carro para levar suas vacas ao mercado e a família ao pub. O Discovery preencheu aquele espaço satisfatoriamente e, como resultado, se tornou muito popular entre assassinos.

O Discovery foi comprado ocasionalmente por mulheres de fazendeiros, mas, na maioria dos casos foi comprado por caras que gostam de armas complicadas e calças camufladas. Esses caras se rotulam como “jipeiros” ou “trilheiros”, mas isso é só uma fachada para assassinatos.
Por qual motivo alguém precisa de calças camufladas? É para se esconder da polícia no mato. E por que eles têm um Discovery?

Porque o Discovery consegue andar rápido nesse mato, o que significa que os corpos podem ser enterrados em lugares que não serão encontrados pelos malditos farejadores.

Você deve imaginar por que eles escolhem o Discovery em vez de um Land Cruiser, digamos, mas isso é porque você não está prestando atenção. Assim como os assassinos americanos, os “jipeiros” são pessoas práticas, que gostam de mexer em motores e caixas de marchas. Um Land Cruiser nunca quebra e por isso não há muitas oportunidades de ficar mexendo no motor.

Assim como os fazendeiros americanos, o assassino rural britânico é um patriota fervoroso que atira em esquilos e texugos simplesmente para se preparar para o dia em que eles serão chamados para matar comunistas e imigrantes. Além disso, com um Toyota ele não conseguiria adentrar suficientemente a mata, e aí seus cadáveres seriam descobertos e isso seria muito desagradável.

Você acha que isso não faz sentido? Sério? Bem, na próxima vez que estiver dirigindo pelo campo, olhe cautelosamente para o motorista de um velho Land Rover Discovery e pergunte-se uma simples questão: você deixaria sua filha sair com ele para um piquenique?

De qualquer forma, depois que Ken Noye foi preso, a Land Rover deixou de fazer um carro para assassinos e trouxe um novo Discovery. Francamente, não imagino para quem ela fez isso.

Pra começar, o acerto do chassi é extremamente estranho. Não vou entediar vocês com detalhes, mas o resultado disso é: o carro pesa 2,7 toneladas. Isso é muito. E também significa que o consumo foi horrível.

Houve outros problemas também. Ele tem sete assentos mas erguer e baixar esses assentos é extremamente complicado e requer o uso das duas mãos. Isso é um pouco incômodo para o tipo de pessoa que precisa de um carro com sete lugares, as mamães da escola. Elas normalmente tem que levantar e baixar os assentos enquanto carregam uma sacola ou uma criança no colo. Isso porque o Discovery foi projetado por caras que não sabem o que são crianças. Mas isso já se foi e agora temos algo muito mais intrigante para tentar entender.

Exceto pelas lâmpadas estilosas ele parece muito com o modelo anterior, mas por dentro é mais sofisticado, cheio de sensível-ao-toque isso e eletrônico aquilo.
Por baixo, eles mexeram nos ajustes da suspensão para deixar a direção mais precisa, tiraram algum peso e agora você pode pedir o 3.0 biturbo a diesel que viu a luz do dia pela primeira vez no Jaguar XF.

Reajustado para o Discovery, ele produz 241hp. É épico. Ele soa meio grosseiro e ronca como um caminhão quando você liga, mas depois ele tem a suavidade de uma máquina de costura, estridente e quase inacreditavelmente econômico. Dirija com cuidado e você vai conseguir fazer 10,5 km/l.

Eu gostei muito de dirigir o novo Discovery. Foi suave, quieto e extremamente confortável; a direção era boa, a posição de dirigir era excelente e, enquanto você precisava das duas mãos para mover os bancos, a praticidade vinha como bônus.

Então é preciso pensar sobre o preço. A linha começa com o antigo 2.7 custando £32.000, enquanto o carro que eu testei custa £47.695. Não vou fingir que isso é barato, mas custa £17.000 menos que o Range Rover TDV8 Vogue a diesel.

E o que exatamente o Range Rover faz e o novo Discovery não faz? Ele têm o mesmo talento fora-de-estrada e o Discovery tem o brilhante sistema de comando, que são cinco câmeras externas com imagens projetadas no painel. Você pode escolher qual câmera quer ver e até mesmo dar zoom no que te interessar.

A idéia é que você possa avistar obstáculos quando dirige fora da estrada, mas é uma tremenda diversão trocar as imagens enquanto dirige por aí, fazendo seu próprio filme. E fica melhor. Graças à tecnologia maluca, é possível assistir a DVDs enquanto o motorista usa o navegador exatamente na mesma tela. Não é brilhante?

Sim, o Range Rover tem um motor V8, mas o Discovery, com seu novo V6 é somente 0,4 segundo mais lento para chegar aos 100. E isso não me parece potência perdida por 17 mil libras.

O Range Rover costumeiramente estava mais próximo de um carro de luxo. Não mais. Com seu couro costurado à mão e iluminação intimista, o Discovery é palaciano e você tem a mesma posição imperial de dirigir. A conclusão, portanto, é simples: se você quer um carro de luxo capaz de ir a qualquer lugar, compre o Discovery 4.

Só que você não pode, porque enquanto você roda por aí com seu carro novo, ninguém vai pensar: “Ah, esse é um cara esperto. Ele economizou 17 mil libras.” Eles pensarão: “Céus! Pobre homem. Ele não pode pagar um Range Rover.” Isso é conhecido, na minha cabeça, como a síndrome do Porsche Boxster - você compra um se não pode pagar por um 911.

Da mesma forma, é impossível dirigir um Discovery sem pensar no Range Rover. Eu não estou falando do (medonho) Range Rover Sport, mas do “verdadeiro” Range Rover – também conhecido como o melhor carro do mundo. Há algo no Range Rover que faz você se sentir melhor, ainda que o Discovery seja parecido ao dirigir. Não consigo explicar isso como Faraday conseguiria explicar a eletricidade. Mas é um fato.

Tudo o que você pensa em um Discovery é: “Deus, eu adoraria ter um Range Rover.” É como estar nas férias em Port Grimaud. Você está no mesmo país de Saint Tropez. Você está na mesma baía. Você tem o mesmo clima e a mesma comida. E você pagou menos. Mas você não está em Saint Tropez e isso deixa você constantemente desapontado consigo mesmo.

Claro, você pode argumentar que comprou o Discovery porque precisava de sete lugares. Mas se você precisa de sete lugares, o Volco XC90 é uma solução mais sensível, mais prática, mais fácil de usar e menos cara.

E então aqui estamos. O Land Rover Discovery 4. É excelente. Não compre um.

3 comentários:

  • R3volution says:
    28 de novembro de 2009 às 13:31

    Grande escrita. Gostei mesmo!
    É pena é o preço, seria o meu carro :(

  • Ribeiroplace says:
    29 de novembro de 2009 às 19:51

    Muito bom ;)

  • vazdesign says:
    3 de março de 2010 às 14:25

    Muito bom
    Land rover rules ...
    ah nunca emprestaria o meu serie III à minha filha para fazer um piquenique. um Land é algo sagrado :)

    www.trincatolinhas.blogspot.com