Porsche Cayenne e Panamera em risco

O Porsche Cayenne e o Panamera podem vir a desaparecer após a absorção pelo grupo Volkswagen no final do seu ciclo de vida - daqui a 7 anos. Quem o diz é a revista inglesa Car: "O grupo Volkswagen tem muitos SUV's e sedans e não precisa que a Porsche construa mais". Isto deve soar a musica aos puristas da marca.


A tornar-se realidade, a Porsche produzira apenas desportivos, partilhando pelo menos uma plataforma com o grupo Volkswagen. Algo que bate certo com a personalidade e percurso de Piech como um engenheiro que foca produtos, não marcas.

Mas isso não significa o congelamento da gama - a Volkswagen quer que a Porsche use a nova base mecânica modular "Modular Sportscar Structure (MSS)" para um desportivo de entrada de gama de motor central que ficaria abaixo do actual Boxster/Cayman e sucessor ao Porsche 356. A Volkswagen já mostrou o Bluesport concept, mas este era baseado na mecânica do actual Volkswagen Polo.

A Porsche tambem deve estar a estudar um novo hiper-carro para suceder ao Carrera GT, mas o futuro pode ser complicado com tantas marcas no grupo Volkswagen com carros deste gabarito - Lamborghini, Bugatti e Audi.

A esta confusão, ainda acresce que há um novo jogador - com o descalabro da compra da Volkswagen pela Porsche, a Qatar Holding LLC conseguiu uma posição de 17% na Volkswagen (tornando-se no 3º maior accionista da Porsche) e 10% da Porsche. Será que este novo accionista vai levantar ondas ou colaborar?

1 comentários:

  • Eduardo says:
    11 de setembro de 2009 às 00:47

    Isso ai é conversa fiada.
    Ninguem tá preocupado com "sentimento" de ninguem. VW, Porsche, GM e quem mais que seja, se preocupa unica e exclusivamente com uma coisa:
    Remunerar o acionista (ou seja, LUCRO). Nesse ponto, a Cayenne tem uma margem mto alta e rende uma fábula pra Porsche e quem quer que seja o controlador do grupo (VW no caso). Então qualquer discussao sobre "acabar com esse ou aquele" modelo é pura balela. A questao é: Dá lucro? Muito? Então fica. Ponto final.