fim de tarde... NSX


Saio do trabalho ainda na esperança de apanhar um pouco de sol e fazer um pouco de desporto, mas pouco tempo após a saída, a preguiça de fim de tarde instalou-se e apenas me deixou a vontade de ir apanhar um pouco de sol e gozar o calor. Nunca eu imaginei que passados alguns minutos da rotina quotidiana ia eu estar virado ao contrário numa rotunda com um dos maiores super-carros de sempre!

Obrigado desde já ao meu amigo Nuno pela oportunidade única de guiar o melhor de todos os Hondas (escusam de me lembrar que existe o type-R!) como fosse meu, e ao Ruben pela bela fotografia que retratou exactamente a acção do Nuno ao entregar-me o seu NSX.

A calma de um fim de tarde na expo... não satisfeito com a beleza natural e artificial que me rodeava, com o simples rodar de uma chave interrompi o cenário calmo com um V6 da nº1 no mundo na construção de motores... Honda, NSX, vermelho, baixo, rápido só de olhar! A posição de condução parecia que era independente de qualquer ajuste, quero dizer com isto que mesmo não tendo o banco na posição correcta para o nosso corpo a posição era sempre melhor do que estamos habituados em carros mais 'normais'. A caixa deixou-me confuso nos primeiros minutos, muito diferente do mundo 'normal' do que conduzo habitualmente, não sabia se estava em ponto morto, se estava em 2ª ou mesmo 4ª, 'curta demais' foi o termo que aparecia de legenda ao que se passava no meu cérebro. Cérebro confuso claro pois habitou-se muito rápido ao que é bom! ;)
Cheguei à primeira rotunda, sete da tarde, 2ª velocidade, pé a fundo e lá vamos nós, drift de motor central, quase fácil, a meio pensava eu... como um MR-2... passado uma fracção de segundo, estava virado ao contrário e a pedir desculpas ao dono do carro, ao mesmo tempo que pensava que é um MR-2 com mais peso e a minha cara não conseguia esconder o quanto excitado e ansioso estava para... continuar, pedidas as desculpas aos outros carros que gentilmente pararam para que pudesse endireitar o carro e seguir de 1ª a fundo com a admissão a mostrar o grito do VTEC quando em 3ª já íamos em velocidades acima dos 180kmh, a suspensão modificada com coil-overs fez sentir o NSX quase descontrolado numa pequena depressão na estrada que em qualquer outro carro 'normal' seria... nada! Travagem para 2ª rotunda, muito trânsito, muita calma, aproveitar de novo o grito do VTEC ao nível dos nosso ouvidos aliado aquela que para mim é a partir de hoje a melhor caixa de velocidades que já experimentei! (sim sim já experimentei muitas)... segunda tentativa na mesma rotunda, tudo perfeito, ninguém à vista, e é como o carro já fosse meu à 10 anos, incrível... fácil! Mais de 200º da rotunda feitos sem stress, sem drama, tudo muito... carro do dia-a-dia... mas baixinho!
De volta ao sítio de partida, não pude evitar de puxar de novo o NSX até ao corte nas primeiras velocidades pois é mesmo algo de ser ouvido e sentido, uma transformação constante, um salto entre lobo e cordeiro... 5 estrelas! É realmente tão bom quanto me fizeram acreditar ao longo de todos estes anos na imprensa e nos vídeos de várias fontes. Parabéns Honda, desculpa sei que venho atrasado ;)
Não me vou perder nos detalhes que todos conhecem, como espaço, qualidade, design, mas lembro que a visibilidade é excelente e que este carro é guiado diariamente pelo Nuno e longe de ser um ‘menino’ de garagem. Honda! lá está…
... que todos os fins de tarde sejam assim... obrigado Nuno, obrigado Ruben, obrigado... ;)

9 comentários:

  • Anónimo says:
    21 de maio de 2007 às 15:43

    :) nao precisas agradecer. Simplesmente viste e sentiste em poucos minutos o que é o meu dia-a-dia... o NSX ja é meu ha quase 2 anos e ainda hoje me provoca um sorriso de orelha a orelha so de me sentar nele... e deixo uma frase dita por um dono americano de um NSX (tem porsche e ferrari tb): "Seriously, an NSX is art. Everything else is just Transportation."

  • Richard says:
    21 de maio de 2007 às 15:53

    és um sortudo viver o dia a dia com essa máquina! eu tenho de me contentar com o tuca tuca do diesel e do esquilo que me sopra para o motor a partir das 2000 lol

    abraço amigo, e mais uma vez thnks

  • Anónimo says:
    21 de maio de 2007 às 22:00

    Vê lá se disseste alguma coisa. Por acaso, mas só por acaso, eu até conheço um rapazito que tem um Honda que ficava bem nesse fim de tarde.

    Foi pena não nos termos juntado.
    Mas não faltarão oportunidades.

    Um abraço a todos!

  • Anónimo says:
    22 de maio de 2007 às 12:23

    Que saudades de dar tb umas voltinhas no meu cinzentinho!!
    Desde 1991 até hoje lá por casa a repousar, mas quando saí para a rua a emoção de sentir o aquela obra de engenharia japonesa é única!
    Que belo automóvel passados todos estes anos...quem os tem que os aproveite...que destes já não se fazem mais!!
    Abraço
    Phileas

  • Richard says:
    22 de maio de 2007 às 13:06

    e o teu Phileas foi o primeiro que alguma vez andei!

    Grande carro, um verdadeiro clássico moderno!

  • Unknown says:
    31 de maio de 2007 às 22:47

    Se conduzir um na escala 1:32 já é o que é.....iamgino 1:1 e dentro dele!!!

  • Anónimo says:
    28 de setembro de 2007 às 14:23

    Os anos passam mas continuamos com o bichinho cá dentro, nem que seja apenas durante meia hora, ao longo de umas curvas e rotundas.
    Belo carro o NSX, abraço a todos.

  • Tristechado says:
    2 de dezembro de 2007 às 08:10

    Para mim esse não é UM carro... é antes "O" CARRO... um sonho, um verdadeiro carro de sonho... dos meus sonhos pelo menos... desde 89 que colecciono posters e fotos do modelo e miniaturas de diferentes escalas... e nem com o S2000 a minha FEBRE acalmou... continuo COMO SEMPRE... a sonhar que um dia TEREI UM... MEU... seja daqui a 2, 5, 10 ou 20 anos... Hei-de ter UM...

    Felizmente deixei de morar em Portugal o que convenhamos facilita as coisas... onde moro tenho oportunidade de pelo menos VE-los e OUVI-LOS a circular pelas ruas da cidade a roncar... com as versoes SUPERMUSCULADAS, MUGEN e compannhias a MOSTRAREM A SUA RAÇA...

    Grande relato... parabens por isso...

    Abraços

  • Anónimo says:
    20 de março de 2008 às 03:18

    Viva!Penso exactamente como vocês sobre o carro e sobre a marca. Já tenho 2 Hondas, um Vti de 98 e mais recentemente um Jazz para o dia a dia das viagens para o work q n era propriamente perto. Estou a pensar agr q o trab é perto de casa e o jazz já tem 190mil kms ao contrário do civic q conta apenas com 10 anos e 70mil(está novo!) comprar um NSX mas são dificeis de arranjar de fontes "crediveis" na marca dizem-me q é qs impossivel arranjar um como eu quero (preto, targa todo de origem). Alguém conhece algum à venda em algum concessionário da Honda ou algum q seja de 1º dono tuga e não importados, de prefª na zona do porto? Já agora como são as revisões do carro? Mt carotas? No vti são mt em conta e faço tds na marca. Mas sei q no NSX devem ser + caras dada a qualidade e exclusividade do modelo e das peças claro!

    Cumps!

    E espero poder fazer parte do grupo do NSX fim de tarde brevemente :D:D:D