Depois da apresentação do Renault R5 Turbo 3E como concept em 2022 a marca francesa revela mais informações e imagens este "foguete de bolso elétrico". Tudo menos o preço do sucessor aos R5 Turbo e Clio V6 - afinal não há duas sem três. A grande novidade, para mim, quando for lançado em 2027 será legal para a estrada e não algo apenas para os track-days. Se quiser uma das 1.980 unidades previstas as reservas abrem em Abril deste ano.
Construído numa plataforma específica em alumínio com uma carroçaria em fibra de carbono cada unidade será numerada e personalizada por dentro e por fora. Relativamente ao R5 E-Tech mantem apenas as pegas das portas, retrovisores e farois traseiros. Com 4,1 metros de comprimento (2,57 metros entre rodas) e uns impressionáveis 2,03 metros de largura será, segundo o chefe de projeto Nicolas Laruaz, o automóvel com mais de 2 metros de largura mais curto do mundo - titulo antes detido pelo Lamborghini Countach.
No interior temos espaço para 2 ocupantes e dá para reconhecer o volante do Alpine A290, incluindo o botão para overboost e o controlo da travagem regenerativa. Temos os 2 ecrãs do Renault 5 E-Tech com o Google Automotive receber gráficos mais retro e um travão de mão tirado do WRC para as saídas de traseira.
Tecnicamente falando a grande novidade é que no eixo traseiro, pela primeira vez num automóvel de estrada, vão estar 2 motores elétricos incorporados dentro das rodas traseiras. Normalmente teríamos um motor elétrico a meio do carro ligado às rodas por um semi-eixo, mas aqui para minimizar perdas, reduzir peso, melhorar o centro de gravidade e a capacidade de controlar cada roda individualmente.
Debitará 540 cavalos e 4.800 Nm de binário, que permitirá (segundo a Renault) acelerar dos 0 aos 100 km\h em menos de 3,5 segundos, atingir os 200 km\h em 9 segundos e atingir uma velocidade máxima (limitada) de 270 km/h. Toda esta cavalagem será alimentada por uma bateria de 70 kWh desenvolvida especificamente para este carro (tal como os motores e plataforma) via o primeiro sistema elétrico de 800 volts (compatível com caga DC 350 W e AC 11kW) da Renault com tecnologia V2G. Segundo a marca o Renault 5 Turbo 3E terá uma autonomia de WLTP de 400 quilômetros.
0 comentários:
Enviar um comentário