Vi várias publicações relativos à Tesla todas indicando que segundo um estudo é a marca automóvel mais envolvido em acidentes com fatalidades. Há muito critico a segurança dos Tesla mas achei o titulo um pouco exagerado e fui rever o tal estudo. Como seria de esperar não é assim tão simples.
Este estudo foi feito pela Iseecars ("um motor de busca de automóveis" como se descrevem) que analisou a informação dados da U.S. Fatality Analysis Reporting System (FARS) da National Highway Traffic Safety Administration para acidentes entre 2017 e 2022 envolvendo automóveis modelos de 2018 a 2022. Aqui as primeiras ressalvas deste estudo: apenas analisa acidentes nos EUA e automóveis fabricados dentro de um determinado intervalo.
Com base nesses dados listaram os 23 automóveis envolvidos em mais acidentes com fatalidades (maior taxa de acidentes fatais):
1º Hyundai Venue (pensem Hyundai Bayon)
2º Chevrolet Corvette
3º Mitsubishi Mirage (aka Spacestar)
4º Porsche 911
5º Honda CR-V Hybrid
6º Tesla Model Y
7º Mitsubishi Mirage G4
8º Buick Encore GX
9º Kia Forte
10º Buick Envision
11º Kia Soul
12º Toyota Corolla Hybrid
13º Chevrolet Camaro
14º Nissan Versa
15º Kia K5
16º Kia Seltos
17º Ford Bronco
18º Ford Bronco Sport
19º Dodge Charger
20º Toyota Prius
21º Tesla Model S
22º INFINITI Q50
23º Toyota Venza
Olhando para os dados (não consigo colocar a tabela aqui, vejam no artigo via o link) os modelos individuais mais perigosos nas estradas americanas são os Hyundai Venue, Chevrolet Corvette, Mitsubishi Mirage, Porsche 911 e o Honda CR-V Hybrid com mais de 4 vezes mais acidentes fatais que a media geral.
O estudo avalia os dados de diferentes formas, agrupando dados por dimensão ou tipo de viatura envolvida e num dos últimos quadros avalia por marca e foi aqui que concluíram que a Tesla era a marca automóvel mais envolvida em acidentes fatais...mas se olharmos para os dados não é bem assim.
1º Tesla com 5,6
2º Kia com 5,5
3º Buick 4.8
4º Dodge 4.4
5º Hyundai 3.9
Primeiro notem que a Kia está basicamente colada à Tesla, a diferença é mínima. E depois notem que o estudo separou a Kia da Hyundai - verdade que são marcas diferentes, mas são o mesmo grupo construtor e partilham as mesmas mecânicas: se juntarem os resultados de ambas passam para a liderança destas tristes estatísticas e a Tesla passará para 2º lugar. Não é um resultado muito melhor eu sei...
Algo mais é fácil de concluir deste estudo: todos estes são carros modernos, muitos deles com bons resultados em testes de segurança e incluem tecnologias modernas que tentam evitar estes acidentes. Então se o problema não é o carro, qual será? Spoiler alert: os condutores.
0 comentários:
Enviar um comentário