Recordar o Opel Astra OPC X-treme

Sei o que estão a pensar "Seu idiota, esse é um carro de competição do DTM"! E têm razão e ao mesmo tempo não têm razão: este é o Opel Astra OPC X-treme inspirado no carro do DTM, mas o que provavelmente não sabem é que foi desenvolvido como um carro de estrada e para ser vendido ao comum dos (mais endinheirados) mortais!

Para referência a Opel apresentou o Astra Coupe OPC DTM em 2000 (modelo em branco abaixo) para substituir o Calibra no DTM (Deutsche Tourenwagen Masters se quiserem tentar o alemão) e este Astra OPC X-treme (modelo em vermelho) foi apresentado no salão de Genebra de 2001 como um modelo de estrada.





Debaixo do capot tinha uma versão do V8 Northstar L47 com 4 litros a debitar 444 cavalos no eixo traseiro via uma caixa de velocidades sequencial 6 velocidades transeixo/transaxle. Mais que suficiente para acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos e atingir uma velocidade máxima limitada de 330 km/h.


O modelo já tinha recebido a luz verde para uma produção limitada a 1 milhão de marcos alemães (sim, o euro só surgiu em 2002) por unidade, mas nunca chegou ao mercado: os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 colocaram o mundo às avessas e depois de muito tempo no limbo a General Motors cancelou o lançamento.

0 comentários: