Quando a Volvo fez batota

Pessoalmente acho que os anúncios aos automóveis atuais são aborrecidos e imemoráveis, mas houve uma altura em que eram ousados, ruidosos e interessantes...e claramente "exagerados". O meu favorito ainda era o do Renault 11 e Renault 9 Turbo em que tem que travar um camião que perdeu os travões numa estrada de montanha. Mas queria falar desta publicidade da Volvo que em 1991 levou a uma multa de 150.000 dólares por publicidade enganosa levou a uma multa de 150.000 dólares por publicidade enganosa.
Sim, nos EUA a Red Bull foi multada porque claramente "não te dá asas", mas aqui a marosca é maior ao ponto que foi a primeira vez que a Federal Trade Commission multou ambos a cliente e a empresa que criou a campanha.
Este anuncio da Volvo que passou na televisão em outubro de 1990 e em publicações escritas pouco depois, mas a Volvo exagerou tanto que a concorrência queixou-se despoletando uma investigação. O FTC descobriu que para as filmagens a Volvo reforçou o seu carro com uma rollbar e enfraqueceu/serrou a estrutura do tejadilho dos restantes carros usados no anúncio. 


Como consequência deste incidente, além das multas, a publicidade de automóveis começou a arrefecer chegando ao estado atual em que são indistinguíveis dos anúncios aos iogurtes com bífidos.

0 comentários: