Trivialidades de 4 rodas



Edição: "Umas jantes são mais especiais que outras"

Lançado em 1984 o BMW M5 é um dos ícones do mundo automóvel, o primeiro verdadeiro sedan de alta performances de sempre (na altura o sedan mais rápido do mundo) que podia ser usado pela família durante a semana para levar as crianças à escola e no fim de semana abrir pelo pista. Mas para mim a melhor versão foi a geração E34 de 1988 principalmente porque foi a geração mais discreta de todas - e as jantes M-System de 17 polegadas originais eram o detalhe que mais interessante porque apesar do visual simples e discreto eram uma incrível peça de engenharia...algo que a Tesla podia aprender!

As primeiras jantes BMW M5 E34 designadas M-System eram compostas por 3 elementos: uma jante forjada de alumínio que recebia uma estrutura em alumínio com aletas tipo turbina e tudo tapado por um tampão de magnésio. Esta construção aumentava o fluxo de ar exterior para arrefecer os travões em 25% .




Infelizmente os clientes acharam que estas jantes eram discretas demais e em 1992 a BMW apresentou as jantes M-System II. Estas combinavam uma jante de 5 raios com perfil em turbina com um tampão que pareciam aquelas estrelas que os ninjas atiravam. Estas jantes foram melhor recebidas pelos fãs, mesmo sendo menos eficientes na refrigeração dos travões.




Em maior de 1994 a BMW abandonou as jantes M-System no M5 passando a usar as "M Parallel" de 18 polegadas.


0 comentários: