[update]Novo Dodge Charger apresentado

Fãs dos 3 Duques regozijem porque temos um Dodge Charger completamente novo - o atual já tem 19 anos e era baseado numa plataforma Mercedes. É o primeiro carro da plataforma STLA Large para já em Coupé e 100% elétrico, mas para o ano chegará em 4 portas e as versões a combustão com um motor V6! Irá substituir os anteriores Charger e Challenger, e para já temos apenas imagens e detalhes da versão 100% elétrica Charger Daytona (notem os para-choques traseiros e no spoiler dianteiro).
Este é o primeiro muscle car 100% elétrico mantendo bastante do design musculado do concept SRT Banshee e elementos de outras gerações: os para-lamas alargados, o capot comprido, o arranjo dos farois traseiros e na versão elétrica Daytona (em referencia nariz dianteiro do Charger Daytona de 969) o spoiler dianteiro "R-Wing" com aquelas 2 grandes aberturas e atrás o escape "Fratzonic" do concept car que promete uma sonoridade (artificial) ao nível de um "Hellcat". Como referi acima a versão 100% elétrica vai chamar-se Charger Daytona conforme indicado nos para-choques traseiros e no spoiler dianteiro.






Na versão Charger a combustão recebe um capot normal e uma frente tradicional com uma grelha dianteira - no video abaixo poderá ver mais desta versão.

O interior é bastante apertado, com um tejadilho bastante baixo, com o tablier ocupado por um conjunto de instrumentos digital de 10,25 ou 16 polegadas ao lado de um ecrã táctil de 12,3 polegadas para o sistema multimédia.

Tem vários modos de condução e funções como "Line Lock" para os burnouts, "Launch Control" e "Race Prep" para condicionar a bateria para a pista. No Scat Pack recebe ainda um "Donut mode" e um "Drift mode" que não precisam de explicação.

Mecanicamente apenas temos detalhes da versão elétrica Charger Daytona - é baseado na plataforma STLA Large da Stellantis (que será tambem usada nos novos Jeep Wagoneer S e Alfa Romeo Giulia previstos para 2026), terá uma bateria de 100,5 kW que alimenta via um sistema elétrico de 400 volts (esta plataforma é também compativel com sistemas elétricos de 800 volts) dois motores elétricos (um por cada eixo). Para já estão confirmadas 2 versões: o Charger Daytona R/T com 496 cavlos e o Charger Daytona Scat Pack com 670 cavalos, mas ambos com a função "PowerShot" que ofecere por 15 segundos um overboost de 40 cavalos. Vai haver uma versão SRT Banshee ainda mais potente mas não deram detalhes. Como é possível ver pelas imagens é uma imensidão de automóvel - tem 5,3 metros de comprimento e pesa 2,65 toneladas (na versão elétrica).
Na lista de opcionais poderá encontrar o Track Package que acrescenta travões Brembo de alta performance, pneus Goodyear Eagle F1 Supercar 3 e amortecedores ativos.

A combustão o novo Dodge Charger chegará em 2025 com um 6 cilindros em linha biturbo com 426 e 558 cavalos - nada de V8s.
update 17-04-2024

0 comentários: