Campeonato holandês de ciclismo contra o vento

Algo para os fãs do ciclismo (estou a olhar para ti maninho) - o "Dutch Headwind Cycling Championship" que decorre anualmente na Oosterscheldekering e apesar de ter apenas 8,5 quilómetros de percurso basicamente em linha reta é das provas de ciclismo mais duras do mundo. E a explicação está no nome...

Sim, a volta a Portugal soa mais difícil mas quem anda de bicicleta sabe que pedalar contra ao vento é difícil - imaginem agora pedalar contra um vento acima de 120 km\h numa bicicleta normal. A diferença, em atrito aerodinâmico, é que o atrito é função do quadrado da velocidade do vento - a diferença entre pedalar com um um vento de frente de 15 km\h e um vento de 120 km\h é que o atrito aerodinâmico é 64 vezes maior.


Este Dutch Headwind Championship decorre apenas quando há tempestades de nível 7 (com ventos previstos acima 100 km\h), sempre na barreira de Oosterscheldekering que protege os países baixos do mar do norte, entradas limitadas a 300 pessoas e todos recebem a mesma bicicleta Gazelle de cidade sem velocidades. E quanto tempo demoram a percorrer os 8,5 quilómetros da prova? O melhor tempo pertence a Bart Brentjens que em 2013 fez 17 minutos e 51 segundos.

0 comentários: