Renault Scénic termina em 2022, compre uma!

Tal como Prius é um sinonimo de hibrido, a Renault Scenic e Espace são sinónimos para monovolume - e infelizmente estão em fim de carreira. Via Twitter a Renault confirmou-me o fim da Scenic até ao fim do ano e provavelmente esta é a melhor altura para comprar uma das melhores monovolumes do mercado antes que torne em apenas mais um SUV. A Renault prepara um grande salto em frente com os novos Mégane E-Tech que estão quase a chegar aos concessionários, os futuros Renault 5 e "4L" elétricos e um recente concept dá a esperança que o nome Scenic continue a existir...mas não como o monovolume confortável, compacto e pragmático que sempre foi desde 1996!


Se forem ao site da Renault já dá para verificar que a versão 5 lugares da Renault Scénic já não está disponível, ficando apenas a versão de 7 lugares - e sinceramente, acho que devia comprar uma. Algumas boas razões.


Não é possível polir um cagalhão
Isto começa bem eu sei...Se quiser um veiculo acessível com 7 lugares com bastante espaço a única alternativa às monovolumes são os derivados de comerciais - e por mais nomes excitantes que lhes dêem e aplicações coloridas a verdade é continuam bastante agrícolas. Ruidosas no interior, o isolamento das vibrações é apenas aceitável, assentos simples pouco confortáveis, sem grandes escolhas de equipamentos...podem ter evoluído, mas foi evoluir de viajar "sem classe" para viajar em segunda classe.


7 confortáveis lugares
Uma monovolume como a Scenic é confortável - graças ao fundo baixo é fácil de entrar e sair, os assentos altos permitem uma posição confortável, se não precisar dos assentos da 3a fila basta baixa-los para ter espaço para um São Bernardo, o comportamento é quase o de um sedan (a menos que a conduza como um animal), é silenciosa e pratica. No caso da Scenic tem para mim a irritação de que já não tem os 7 lugares individuais mas mesmo assim tem espaço para si, para as crianças, bagagens, cães e sogra sem problemas. A minha esposa tem uma monovolume compacta de 7 lugares (não digo a marca porque não faço publicidade de borla) e não preciso de barras no tejadilho para as bicicletas dos miúdos - 4 pessoas e 2 bicicletas de roda 28 couberam lá dentro.


Fiabilidade
Todas as monovolumes (ainda) no mercado já cá andam há bastante tempo e problemas de fiabilidade estão basicamente resolvidos - no caso da Scenic tem apenas 2 versões do mesmo motor de 1.3 litros Tce a gasolina com 140 ou 160 cavalos. Para uma viagem confortável precisa principalmente de binário e como em ambas as versões é basicamente o mesmo basicamente à mesma rotação vá para a versão 140 e gaste um pouco mais nos opcionais.


Bom comportamento
Ao contrario dos derivados de comerciais as monovolumes são construídas usando a mesma plataforma e componentes das versões hatchback, sedan e carrinha dos automóveis de turismo. São feitos de raiz para um equilíbrio entre conforto, segurança e comportamento e não para transportar uma europalete do que quer que seja.


Regateie
Toda a gente quer um SUV, menos pessoas querem uma monovolume mas os concessionários querem ver-se livre delas portante regateie - uma amiga conseguiu comprar uma Touran com um monte de extras bastante abaixo do preço do modelo base.


Concluindo, não houve melhor altura para comprar uma monovolume.

0 comentários: