[update]Maserati Grecale apresentado

O irmão mais pequeno do Maserati Levante foi apresentado, este é o Maserati Grecale: o segundo SUV da marca do tridente e o modelo mais compacto da marca. Irá concorrer com os Porsche Macan, BMW X3...e não, não é um Ford Puma ST!

Analisando o exterior temos que começar pelo novo logo tridente da Maserati que tal como o exterior é arte em cima, esculpido e artístico mesmo, mas abaixo funcional e mecânico. A grelha dianteira é grande em posição baixa, os faróis dianteiros puxados às extremidades e prolongados pelo longo capot acima.



O perfil recorda o Levante, com uma superfície vidrada reduzida e levantada, flancos musculados e atrás os faróis traseiros em LED fazem-me recordar os boomerangs na traseira do 3200 GT. E quer fora ou dentro, não há pegas para as portas. O Grecale GT recebe jantes de 19 polegadas, o Modena jantes de 20 polegadas e o Trofeo 21 polegadas.



Apesar das parecenças o novo Maserati Grecale é até bastante grande - tem 4,85 metros de comprimento (apenas menos 18 centímetros que o irmão Levante) ficando entre um Macan e um Cayenne ou um X3 e um X5 se preferir, mas com uma distancia entre eixos substancial de 2,90 metros (mais 8 centímetros que o Alfa Romeo Stelvio) promete bastante espaço interior.


O habitáculo combina o clássico (se bem o relógio é digital) com o moderno com 3 ecrãs digitais no total: o conjunto de instrumentos é digital, o ecrã de 12,8 polegadas para o sistema multimédia e um terceiro ecrã para os comandos da climatização e outras funções.



Não temos uma manete de velocidades ou selector rotativo - a caixa de velocidades automática é reduzida a botões entre os 2 ecrãs do centro e as manetes atrás do volante.

Mecanicamente este Grecale é baseado numa versão revista da plataforma Giorgio do Stelvio e no lançamento o Grecale GT terá debaixo do capot um 4 cilindros de 2 litros com 300 cavalos e 450 Nm de binário e o Grecale Modena que tem o mesmo motor do GT mas com um sistema hibrido ligeiro de 48 volts que acrescente 30 cavalos (330 cavalos mas mesmo binário). A velocidade máxima é a mesma (240 km/h) mudando apenas a aceleração dos 0 aos 100 km\h: 5,6 segundos para o GT e 5,3 segundos para o Modena. Se quiser algo mais potente poderá ir para o Grecale Trofeo que tem debaixo do capot o mesmo V6 biturbo "Nettuno" do MC20 com 3 litros a debitar 530 cavalos sendo capaz de atingir 285 km/h de velocidade máxima e acelerar dos 0 à 100 km/h em apenas 3,8 segundos.

Qualquer que seja o modelo recebe tração integral e no caso dos modelos Modena e Trofeo recebem ainda um diferencial autoblocante mecânico no primeiro e eletrónico no segundo. As versões Modena e Trofeo têm as vias traseiras alargadas em 34 milímetros. Apesar de ser apenas mais um SUV, o Grecvale recebe um modo de condução Off-Road e pode receber uma suspensão pneumática (opcional excepto no V6) que consegue aumentar a distancia ao solo em 30 milímetros para passar obstáculos ou baixar 30 milímetros para sair graciosamente do banco traseiro.

Em 2023 chegará a versão 100% elétrica "Folgore" - que será a denominação usada pelos Maserati 100% elétricos, o próximo será o futuro Granturismo.



update 01-03-2023

0 comentários: