Fundador da Nikola acusado de fraude

Trevor Milton, o bilionário fundador e CEO da Nikola Corp, foi acusado criminalmente de fraude e mentir aos investidores sobre a pickup elétrica e camião a hidrogênio que a empresa estaria a desenvolver.
A acusação recai sobre afirmações feitas sobre os produtos e tecnologias da Nikola entre novembro 2019 e Setembro 2020 numa campanha mediática que subiu o valor das acções - mas segundo a acusação todas as afirmações feitas eram falsas. As afirmações de que a pickup "Badger" foi desenvolvida completamente internamente incluindo as baterias quando na realidade foram de um fornecedor externo e o "Nikola One" simplesmente não funciona.

Esta revelação não surpreende muito - a General Motors há pouco tempo tinha assinado uma parceria com a Nikola para que esta recebesse baterias, chassis, tecnologia de células de combustível e até uma fábrica para a Badger em troca de 11% da Nikola e 700 milhões em dinheiro vivo, mas em novembro passado ambas as empresas tinham reduzido o acordo eliminando os planos de construção da pickup e tomada de participação.

Milton já tinha deixado o lugar de CEO da Nikola depois da Hindenburg Research ter classificado a empresa de fraude poucos dias antes do acordo com a GM. Curiosamente, a Lordstown Motors que estará a desenvolver uma pickup 100% elétrica também está debaixo de olho das autoridades.

A Nikola em si não foi acusada e diz que está focada em entregar o seu 1º camião elétrico a baterias ainda este ano.

0 comentários: