[update]Novo Lotus Emira apresentado

Este é o novo Lotus Emira, um novo desportivo para marcar o fim de uma era - sim, é uma novidade com um adeus incluído: este será o ultimo com uma motorização clássica a gasolina. Mas olhemos para o lado positivo - temos o que parece um mini-McLaren com 400 cavalos ao preço de um Porsche Cayman e o comportamento de um Alpine A110.
O design tem um pouco de anterior Evora e do Evija, se bem que um pouco de McLaren à mistura. É atlético sem ser agressivo se bem que isso deverá mudar quando a versões mais extremas chegarem. Tem basicamente o mesmo tamanho do Evora - a distancia entre eixos é a mesma (2,575 metros), tem 4,412 metros de comprimento (o Evora tinha 4,394 metros), 1,985 metros de largura (o Evora tinha 1,972 metros) e 1,225 metros de altura (o Evora tinha 1,223 metros). É ligeiramente maior que o Evora, é bastante maior que o Elise\Exige mas é também maior que os rivais Cayman e A110 - é mais comprido que um Porsche 911 (992)!




Curiosamente o novo Lotus Emira é um "dois em um": irá substituir o Elise\Exige e o Evora, conforme o motor que escolher - mais acerca disso abaixo.

No interior é um 2 lugares com espaço para bagagem atrás dos assentos, bem como outros contentores no interior - até suportes de copos! Recebe um conjunto de instrumentos digital com 12,3 polegadas, um novo sistema multimédia com um ecrã táctil de 10.25 polegadas e se for para a lista de opcionais poderá ter assistências à condução...num Lotus?!



Debaixo do capot traseiro em posição central poderá ter o 4 cilindros turbo M139 da AMG ou o V6 de origem Toyota. O (já conhecido e testado) V6 Toyota de 3,5 litros com compressor debita 400 cavalos estará disponível com caixa manual ou automática, enquanto o 4 cilindros turbo da Mercedes-AMG debitará 360 cavalos e estará apenas disponível com caixa de dupla embraiagem. A tração é sempre traseira.

O chassis de alumínio extrudido e colado (tal como o do Evora) terá 2 variantes - Tour e Sports. Como seria de esperar o chassis Sports será mais rígido e terá acesso a opções como jantes forjadas, pneus semi-slicks e outras. Como seria de esperar peso é importante para a marca inglesa e este novo Emira pesa apenas 1.405 quilogramas. Terá a escolha de 2 tipos de pneu - os Goodyear Eagle F1 Supersport de série ou os mais agressivos Michelin Cup 2.
A versão V6 já esta disponível para encomenda enquanto a versão de 4 cilindros só estará disponível no verão de 2022.
update 07-06-2022

0 comentários: