Novo Lexus NX apresentado

A Lexus anunciou recentemente os seus planos para lançar 20 automóveis novos e/ou atualizados até 2025 - e o primeiro é este o novo Lexus NX. Pode parecer uma atualização apenas mas é na realidade um modelo completamente novo.
Exteriormente parece uma versão SUV/crossover do IS com uma nova frente com a caraterística grelha redesenhada para um visual mais tridimensional flanqueada por entradas de ar verticais e recebe ainda novos faróis com as luzes diurnas incorporadas. O perfil lateral é uma continuação da anterior e a traseira também parece familiar mas recebe faróis que se estendem toda a largura. O logo da Lexus foi substituído pelo nome da marca em extenso. Se for para o pacote "F Sport" recebe (além da suspensão ativa) um grelha e para-choques específicos (leia-se desportivos) e jantes de alumínio de 20 polegadas em preto brilhante.





No interior o habitáculo foi completamente redesenhado e mais espaçoso, para passageiros e bagagem. Temos um conjunto de instrumentos digital com 7 polegadas e o novo sistema multimédia "Lexus Interface" num ecrã de 9,8 ou 14 polegadas e ainda alguns comandos físicos portanto nem tudo passa para o ecrã táctil.


Recebe novos assentos aquecidos de série e se for para a lista de opcionais surgem possibilidades como tejadilho panorâmico, head-up display, carregamento de smartphones sem fios e até iluminação temática do interior com 14 possibilidades - de "Queda de Água" a "Pôr do Sol". Se for para o pacote opcional F Sport recebe volante desportivo, assentos desportivos em 2 cores, pedais de alumínio, assentos em tecido NuLuxe perfurado e aplicações em alumínio escurecido no habitáculo.

Ao nível de ajudas à condução a grande novidade são as “Digital Latch” - para abrir as portas do interior aperta num botão mas se o automóvel detetar um automóvel ou ciclista ele impede a abertura. Este sistema pode ser desativado se o proprietário preferir. Recebe ainda o recente Lexus Safety System+ 3.0 que inclui passagem de luzes ativa, leitura de sinalização de estrada, manutenção em faixa, cruise control ativo com gestão de velocidade em curva, sistema de pré-colisão ligado ao sistema de travagem automático e outros sistemas para o manter seguro.

O novo Lexus NX é baseado na plataforma TNGA-K que permite um centro de gravidade mais baixo, maior rigidez torsional e uma redução de peso de 91 quilogramas em algumas variantes. Se for para o pacote opcional F Sport recebe suspensão activa variável. Debaixo do capot há bastante por onde escolher. A gama começa com um novo 4 cilindros de 2,5 litros com 206 cavalos e 249 Nm de binário e no NX 350 um novo 4 cilindros turbo de 2,4 litros com 279 cavalos e 430 Nm de binário - ambos acoplados a uma caixa automática de 8 velocidades e opção de tração integral.

Para os clientes mais conscienciosos do ambiente pode ir para a versão hibrida com o NX 350h que combina o 4 cilindros de 2,5 litros com um motor elétrico no eixo traseiro para um total combinado de 242 cavalos. Pode ir um pouco mais longe e ir para a nova versão hibrida plug-in NX 450h+ que usa a mesma mecânica do Toyota RAV4 PHEV - o 4 cilindros 2,5 litros com um motor elétrico no eixo traseiro alimentado por uma bateria de lítio de 18,1kWh capaz de uma autonomia 100% elétrica de 58 quilómetros. Na tomada em casa demora cerca de 4,5 horas a carregar completamente a bateria mas se for para a wallbox de 6,6 kW o tempo de carga desce para 2,5 horas.

Esta versão PHEV tem uma tecnologia interessante chamada "Predictive Efficient Drive" que aprende os hábitos do condutor, analisa a estrada e a informação de transito em tempo real para optimizar a carga e descarga da bateria. Por exemplo se o condutor regularmente desacelerar ou parar no mesmo local o NX aumenta a intensidade de travagem regenerativa para melhor carregar a bateria.

0 comentários: