O seu carro sabe o que fez no verão passado

Encontrei este artigo do Washington Post (que também serve de desculpa para recordar o decote de Jennifer Love Hewitt) sobre uma pergunta interessante - o que é que o seu automóvel e o sistema multimédia do seu automóvel sabe sobre o que você faz? Para descobrir os jornalistas acederam às entranhas de um destes sistemas.
Eles encontraram um Chevrolet Volt e conseguiram obter obter informação de onde o automóvel foi conduzido e para quem ligou, códigos identificadores únicos dos telemóveis associados, contactos telefónicos, moradas, emails e até fotografias.
Para terem uma ideia do gravidade do problema resolveram comprar no eBay um sistema destas de um vendedor de componentes usados e também nele encontraram o mesmo tipo de informação - conseguiram reconstruir as viagens do condutor no estado de Nova York e até a relação com outra pessoa. Essa pessoa estava identificada no contacto telefónico e fotografia de uma “Sweetie”, onde compraram combustível, restaurante onde jantaram (Taste China) e os códigos individuais dos seus telemóveis Samsung Galaxy Note.

O hacker que colaboram com os jornalistas disse que já viu pior - o sistema Sync da Ford regista a posição do veiculo em intervalos de poucos minutos mesmo quando o condutor não está a usar o GPS e o Tesla Model 3 grava e armazena vídeos das suas câmaras.

Resumindo - não ligue o seu telemóvel aos sistemas multimédia de outros automóveis, como automóveis de aluguer. E se o fizer, procure a opção de "retornar as definições de fábrica" antes do devolver.  

0 comentários: